i

quinta-feira, 3 de março de 2011

Secretaria de saúde prepara campanha para o carnaval 2011

Em Ipanguaçu preservativos serão distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde. As ações educativas serão desencadeadas até terça-feira (08).
A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará durante este carnaval mais uma campanha de prevenção, o evento faz parte da Campanha de Carnaval 2011 de prevenção ao HIV e DSTs. 

A equipe da secretaria se concentrará na comunidade do Porto durante os quatro dias de festa, abordando a população com orientações, distribuição de materiais educativos sobre a doença e camisinhas, onde também será montada uma tenda para os primeiros socorros.

Neste ano, o foco da campanha são os jovens, principalmente, mulheres de 15 a 24 anos, especialmente as de menor escolaridade e menor poder aquisitivo. E será dividida em dois momentos: antes e depois das festas.

A mensagem pré-carnaval incentivada pelo Ministério da Saúde foca a prevenção ao HIV e promove o uso do preservativo. No pós-carnaval, enfatiza-se a necessidade de se realizar o teste de HIV, sífilis e hepatites para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo. A ideia é colocar a mulher como protagonista de sua história.
Em Ipanguaçu, a idéia é conscientizar os foliões sobre a importância da prática do sexo seguro através do uso do preservativo e do diagnóstico precoce do HIV. 

A secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, informou que o objetivo do evento é orientar a população quanto ao risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DST), praticando sexo sem uso do preservativo. “A Prefeitura oferece gratuitamente em todas as unidades de saúde o preservativo masculino. Eles são encontrados mensalmente no PSF’s (Programa de Saúde da Família) e nos Centros de Saúde. Esse é o momento para informar a comunidades dos meios de prevenção, e a única forma de se proteger é com o conhecimento”, contou.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons