i

sexta-feira, 4 de março de 2011

Estrutura para receber Dilma em Natal está pronta

A presidenta Dilma Rousseff deverá desembarcar hoje para passar o Carnaval no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, município da Grande Natal. Embora o destino ainda não esteja oficialmente confirmado pela assessoria do Palácio do Planalto, há fortes indícios de que a presidenta escolheu o litoral potiguar como destino. O Serviço de Atendimento Médico a Urgência (Samu) Metropolitano foi mobilizado para dar suporte à família da presidenta. Uma farmácia local também já está de sobreaviso. 

beto barata /aeDilma Rousseff escolhe instalações da Força Área Brasileira para descansar no CarnavalDilma Rousseff escolhe instalações da Força Área Brasileira para descansar no Carnaval

A presidenta deverá desembarcar na Base Aérea, vinda de Brasília, e seguirá, de helicóptero para o Centro de Lançamento. Dilma Rousseff virá ao Rio Grande do Norte acompanhada da filha, do genro, do neto e da mãe. Não há informação se a presidenta irá sair do Centro. A refeição já foi contratada, por quase R$ 8 mil, a um buffet da capital. 

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno está ontem nos preparativos finais para chegada da presidenta, que ficará hospedada no Hotel de Trânsito da Base. Um esquema de segurança para a chegada e o transporte da presidenta também foi montado pelo Exército. 

Ontem, o dia foi de muita movimentação na Barreira do Inferno. O brigadeiro responsável por organizar a segurança da presidenta estava no local. O decorador para as acomodações reformadas do Hotel de Trânsito também ultimava os serviços na tarde dessa quinta-feira.

A segurança máxima que cerca da Chefe da Nação inclui até mesmo a comunicação dos funcionários da limpeza. Ontem pela manhã, quando os servidores da empresa terceirizada de Auxiliar de Serviços Gerais chegaram à Barreira do Inferno foram comunicados que oito deles ficariam “internos” a partir daquele momento para servir à presidenta até o fim do período de Carnaval.  Inclusive os funcionários de serviços gerais, que normalmente hoje estariam trabalhando na Base, foram dispensados, ficando o local restrito apenas àqueles que já servirão à presidenta. 

O Samu Metropolitano foi contactado pela assessoria da Presidência da República e irá prestar todo o suporte em saúde para a família Rousseff. De acordo com Luiz Roberto Fonseca, coordenador do Samu, “não haverá prejuízo na assistência prestada pelo órgão à população, já que essa responsabilidade pela segurança em saúde da presidenta e família será feita com uma equipe extra e com ambulâncias que não estavam no planejamento original da Operação Carnaval”.

O Hotel de Trânsito da Barreira do Inferno, onde deverá hospedada a presidenta Dilma Rousseff, passou por uma ampla reforma para recebê-la. O local possui uma estrutura com duas alas, sendo nove leitos por cada ala. Informações extra-oficiais da Base Aérea apontam que para melhor acomodar a presidenta, dois quartos foram transformados em um. 

Desde terça-feira uma equipe da Presidência está em Natal cuidando dos preparativos para chegada de Dilma Rousseff. Trabalho que inclui, até mesmo, a instalação do canal de TV por assinatura Sky. 

encontro com o banqueiro

Embora tenha escolhido o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno pela privacidade, a permanência da presidenta Dilma Rousseff em Natal, durante o carnaval, não deverá ser apenas para descanso com a família. Há informações sobre um encontro agendado com o empresario Eduardo Safra, do Banco Safra, no domingo (6). O encontro com o banqueiro não é oficialmente confirmado pelo Palácio do Planalto. O empresário Eduardo Safra é um dos três filhos de Lilly Safra, a multi milionaria gaúcha (o grupo Safra tem bancos, seguradoras e empresas em várias áreas de negócios). O grupo tem negócios no Estado e é um dos apoiadores do Instituto Internacional de Neurociências de Natal.

Local foi escolhido pela garantia de privacidade 

A presidenta Dilma Rousseff deverá passar o Carnaval em Natal ao lado da filha, Paula, e do neto, Gabriel, além da mãe, Dilma Jane, no hotel de trânsito do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), que pertence à Aeronáutica. Esta é a primeira vez que um presidente decide descansar nestas instalações. A escolha foi feita pela privacidade permitida no local, onde a presidenta poderá descansar e tomar banho de mar sem ser importunada por curiosos.

A princípio, a presidenta Dilma pensou em ir para a ilha de Fernando de Noronha, onde a Aeronáutica também dispõe de uma casa e por onde já passaram os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Foi avisada, no entanto, que a ilha é pequena e que, no caso de qualquer movimentação, poderia facilmente ser alcançada pelo público e, principalmente, pela imprensa. 

Os presidentes costumavam se hospedar também na Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, e no hotel de trânsito do Guarujá, onde Lula descansou após deixar o Planalto.

A Aeronáutica providenciou algumas melhorias no local, inclusive instalando equipamentos telefônicos e de informática que ampliem a segurança presidencial e permita que ela tome decisões de lá, caso haja alguma necessidade. A reforma na Barreira do Inferno teria custado cerca de R$ 8 milhões, mas nem o Planalto, nem, a Aeronáutica confirmam. A reforma incluiu a construção de um quiosque na praia, com uma churrasqueira.

A Centro, que normalmente é aberto a visitação da população e turistas, estará fechado para esta atividade nos feriados do Carnaval por causa da presença da presidenta Dilma. O local da base é denominada “Barreira do Inferno” por pescadores porque, ao entardecer, os reflexos do sol tornam as falésias do local vermelhas como fogo.

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno da Força Aérea foi fundado em 1965 e tornou-se a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Nesta base já foram lançados mais de 400 foguete.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons