i

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ipanguaçu recebe o projeto “Rodas de Conversa”

O município de Ipanguaçu sediou na tarde de hoje (18), o lançamento do projeto “Rodas de conversa - A leitura, o Livro e o Editor. A solenidade aconteceu no clube municipal de Ipanguaçu, onde reuniu um publico de todas as idades.

O momento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Cortez Editora, onde aconteceram apresentações culturais, recital de poesia e homenagem ao editor, José Xavier Cortez, onde apresentou o projeto “RODAS DE CONVERSA - A leitura, o livro e o editor” que ofereceu aos participantes o princípio de rememorar como educação, nas pessoas de todas as idades, que conheceram o percurso do Editor, uma marcante trajetória de vida, marcada por superação de adversidades, por sua visão empreendedora e uma intensa dedicação aos livros.

Segundo o editor, José Xavier Cortez, o projeto “Rodas de Conversa, tem objetivo de difundir cada vez mais o hábito da leitura por meio dos livros e acesso a cultura disse o editor, Cortez.

Através desta nova empreitada profissional, em sua vida, o editor busca contribuir com a difusão do apreço ao livro e à leitura, realizando encontros através dos quais todos os envolvidos com o universo cultural e educacional possam conhecer o papel preponderante que a leitura e o livro exerceram na trajetória do Editor; o livro e a leitura como fatores de realização pessoal; e a cadeia produtiva que dá origem a um livro, abrangendo todas as etapas de realização, da avaliação do original até sua comercialização.

Conforme o senhor, Cortez, a passagem pelo município realmente valeu apena, “Fiquei muito alegre pela participação das pessoas no evento e pelos educadores da Secretaria de Educação” disse o editor que só teve a agradecer.

O prefeito Leonardo Oliveira, esteve presente ao falar parabenizou o editor pelo exemplo de superação, e frisou que se não fosse os livros ele não conseguiria chegar o que é hoje, um homem que semeia livros e que se destaca no mercado editorial e livreiro, “Ele trabalhou com agricultura e sofreu muito, mas através dos livros se tornou um grande homem que contribui hoje para a educação do nosso país. Que as nossas crianças e jovens vejam essa história, de forma que é possível conquistar seu espaço, e contribuir para o desenvolvimento do país com a educação” afirma o prefeito, Leonardo da Silva Oliveira, que teve sua trajetória de vida parecida com a do editor.

O projeto “RODAS DE CONVERSA”, com José Xavier Cortez, segue por outros municípios do estado no dia 21 de março (segunda-feira) estará em Currais Novos, 22 (terça-feira) em Caicó, 23 (quarta-feira) em Santa Cruz, 25 (sexta-feira) em Natal, mais informações sobre a passagem do editor pelo RN, no telefone: (55 11) 3611-9616.

José Xavier Cortez
Formado em Economia pela PUC-SP, José Xavier Cortez, nasceu em um sítio no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Ainda na infância ajudava os pais no trabalho de agricultura de subsistência para o sustento de sua numerosa família. Na adolescência, trabalhou em diversas atividades, como garimpeiro na extração de ouro e schelita; balconista e encarregado de uma mercearia. Em meados de 1954, aos 18 anos, alistou-se na Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco.

Em janeiro de 1965, mudou-se para São Paulo. Em 1966, foi aprovado no curso de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Como morava ao lado de uma editora, que publicava a bibliografia básica de seu curso, começou a vender livros para seus colegas de classe e depois para outras turmas.

A partir de 1968 dedicou-se integralmente à atividade, fundando a Livraria Cortez & Moraes – que funcionava nos corredores da PUC-SP. Com o fim da sociedade, em janeiro de 1980 criou a Cortez Editora e Livraria. Com cerca de mil títulos publicados a editora é destaque pelas temáticas atuais que tratam das grandes questões sociais do Brasil.

Em 2005, Cortez foi agraciado com o Título de Cidadão Paulistano. Recentemente, foi tema do documentário “O semeador de livros”, do diretor Wagner Bezerra; da biografia Cortez – A saga de um sonhador, de autoria de Teresa Sales e Goimar Dantas, e do livro infantil Como um rio o percurso do menino Cortez, de autoria de Silmara Rascalha Casadei.

2 comentários:

Unknown disse...

Keyson, por favor publique um link com as outras fotos ou as envie para meu e-mail, porque estou tentando juntar todas para gravar um CD e enviar para a família Cortez!

Abraço,

André.

Unknown disse...

fotos ainda hoje? :)

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons