i

sexta-feira, 25 de março de 2011

Idema e IFRN fazem monitoramento dos açudes do Estado


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O Programa de Balneabilidade “Água Azul”, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), está fazendo o monitoramento dos principais açudes do Rio Grande do Norte. O trabalho será realizado durante cinco semanas consecutivas, contemplando os açudes: Prof. Cortez Pereira, em Alexandria; Barragem de Pau dos Ferros; Barragem Santa Cruz do Apodi; Açude de Lucrécia; Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá; Barragem Boqueirão de Parelhas; Barragem Passagem das Traíras, no Jardim do Seridó; Açude Itans, em Caicó; Açude Gargalheira, no Acari.

A iniciativa tem por objetivo avaliar as condições de balneabilidade, levantando informações sobre a qualidade atual e evolução da qualidade da água nos reservatórios estudados, visando otimizar a gestão dos recursos hídricos do Estado.

O programa tem como metodologia a coleta semanal de amostras de água nos pontos de maior freqüência de banhistas de cada reservatório hídrico contemplado, além da observação visual da condição água nesses pontos. As coletas são realizadas aos domingos, por uma equipe da IFRN, e após a avaliação dos resultados, um relatório é emitido aos técnicos do IDEMA para auxiliar o órgão ambiental quanto à gestão destes mananciais.

Programa Água Azul

O Programa Água Azul consiste na medição e verificação periódica de parâmetros de qualidade de água, usada para o acompanhamento da condição atual, sua evolução e controle da qualidade do corpo de água, além de possibilitar a projeção de situações futuras. 

O Programa tem por objetivos realizar o monitoramento sistemático da qualidade das águas dos principais corpos d’água interiores norte-riograndenses, bem como das águas subterrâneas, verificar as condições de balneabilidade de praias do Estado, além de promover uma investigação passivo ambiental, decorrente da contaminação, por derivados de petróleo, do aqüífero na Cidade de Natal.

Entre outras ações realizadas pelo Programa, está a avaliação da qualidade de efluentes líquidos industriais ou sanitários que são lançados em corpos hídricos, coleta e avaliação de amostras de águas superficiais ou subterrâneas para atendimento a emergências, denúncias, perícias e solicitação de promotorias, divulgação de relatórios técnicos trimestrais contendo informações a respeito das condições de qualidade das águas dos corpos d’água monitorados, além de possibilitar a utilização dos laboratórios envolvidos para atendimento a situações emergenciais.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons