i

quinta-feira, 24 de março de 2011

Expofruit 2011 deve gerar mais de 20 milhões de dólares em negócios

A edição deste ano da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) deve gerar mais de 20 milhões de dólares em volume de negócios. A estimativa é do diretor-presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex/RN), Segundo de Paula. A avaliação do especialista foi repassada ao O Mossoroense durante o lançamento da Feira, realizado ontem, na Agrícola Famosa, zona rural.

Na projeção de Segundo de Paula, o volume de transações comerciais durante a Feira deve superar em 10 a 15 % o valor atingido em 2010. Isso por que, de acordo com ele, existe uma elevada procura de investidores internacionais para participação do evento, que expõe a produção da cadeia produtiva da região.

"Somente na rodada de negócios promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, Sebrae/RN, na edição anterior, foram registrados 18 milhões de dólares em negócios. Apesar de não termos um levantamento preciso, nossa expectativa, e os indícios apontam para isso, é que esse valor seja ainda maior este ano", revela o presidente do Coex.

Durante o lançamento da Expofruit, que contou com a presença de empresários da cadeia produtiva, imprensa e representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal, Segundo de Paula ressaltou a importância do evento para os micro e médios produtores da região. "A feira tem sido inerente ao setor da fruticultura do RN. Ela impulsiona e é nossa vitrine para exposição dos produtos. Além disso, o evento será de cunho empresarial, atraindo pessoas de várias partes do mundo para fazer negócios aqui", diz Segundo de Paula.

Com a realização da Expofruit, a chegada de novos investidores na fruticultura da região Oeste culminou no desenvolvimento do setor. Prova disso é a chamada "Estrada do Melão", que interliga a rodovia estadual à federal. Mesmo parcialmente concluída, os benefícios para os produtores já estão sendo percebidos. "Com entrega da primeira das três etapas da obra, que representa 18km, as perdas durante o escoamento foram reduzidas. Antes das 200 mil toneladas produzidas de melão anualmente, perdíamos 8% por danos mecânicos provocados pelas condições precárias das estradas desse trajeto. Isso representa 16 toneladas de toda produção", frisa.

Embora os avanços estruturais conquistados pela cadeia produtiva, o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Josivan Barbosa, cobrou durante o lançamento da Feira a necessidade de investimentos e do fomento da pesquisa para o segmento.

A Expofruit 2011, que tem o tema: "Sabores de um mundo sustentável", ocorrerá no período de 8 a 10 de junho, no Expocenter, Campus da Ufersa. O evento terá programação bem diversificada, com Feira de Produtos e Serviços, Workshop, Minicursos, Encontro da Agricultura Familiar e outros. A Feira é uma realização conjunta do Coex, Sebrae e Ufersa.

Setor de produção de frutas avança nos últimos anos e promove o desenvolvimento de comunidades rurais

Antes do lançamento da Expofruit, o Coex levou a imprensa para percorrer a principal área produtora de melão do país. No caminho, a equipe de reportagem do O Mossoroense deparou-se com exemplos de polos, que atualmente juntos geram milhares de empregos diretos e indiretos, transformando aos poucos a realidade das comunidades rurais da região.  

Por meio da união e empenho dos pequenos e médios produtores, a produção da fruticultura conseguiu certificações tanto nacionais como internacionais. Além disso, com a formação de cooperativas, foi viabilizado o escoamento das frutas para o mercado externo, antes totalmente dominado pelos grandes produtores.   

Entretanto, para o presidente do Coex o setor necessita ainda de empenho governamental. "A devolução do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), é uma medida importante que tornará mais competitiva a fruticultura", acrescenta Segundo de Paula. 

Fonte: O mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons