A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria de Assistência Social esta promovendo até essa sexta-feira (18), a primeira capacitação continuada destinada aos orientadores e monitores sociais que atuam no ProJovem Adolescente, brinquedotecas e Ação Criança da zona urbana e rural. A ação é fruto da orientação que a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, vem repassando para os projetos, de capacitar continuamente os orientadores, monitores que trabalham com os projetos sociais da Secretaria.
O Projovem Adolescente é um programa destinado aos adolescentes na faixa etária entre 15 a 17 anos e em situação de vulnerabilidade social, pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família – PBF ou, ingresso dos serviços de proteção social especial (vítimas de exploração sexual, trabalho infantil e/ou outras violações de direitos e em cumprimento de medidas sócio-educativas). Têm como objetivo central complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária; e condições para a inserção, reinserção e permanência do adolescente no sistema educacional, estimulando a formação profissional e o desenvolvimento humano.
Nesta primeira capacitação os orientadores estão abordando o tema: Vivenciando Praticas Coletivas, que tem como palestrantes os professores, Ligia Cabral e Rubens Oliveira.
Conforme Ligia Cabral, a capacitação/formação tem o objetivo de despertar e incentivar os orientadores sociais para o trabalho em equipe, com jogos, textos e dinâmicas que facilitem essa interação. “Temos que preparar os orientadores para que eles tenham os elementos necessários para desempenhar de forma eficaz suas atividades em equipe” explica a professora Ligia Cabral.
A secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, informa que este é um trabalho que está sendo desenvolvido em todos os programas sociais, sendo uma ação continuada e que são realizadas duas vezes por ano.
Os recursos utilizados para a realização desta capacitação são provenientes da Prefeitura e do Programa Bolsa Família, que tem o compromisso de manter seus servidores preparados para melhor atender os usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário