i

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Barragens ultrapassam 70% do volume

Na última semana, as chuvas deram uma trégua no Oeste do Rio Grande do Norte, mas alguns açudes continuam recebendo água, embora em proporções menores que em janeiro. Os maiores reservatórios hídricos do Estado já ultrapassaram 70% de seu volume máximo. A barragem de Santa Cruz do Apodi, em Apodi, tem, até o momento, o maior volume entre os mananciais, com 79,41% dos seus 600 milhões de metros cúbicos.
 
A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá, maior do RN com 2,4 bilhões de metros cúbicos, também já ultrapassou os 70% de sua capacidade máxima. Isso acontece devido às chuvas registradas no Vale do Piancó, onde nasce o rio Piranhas, que deságua no reservatório. De acordo com o Portal do Piacó, na internet, foram registradas chuvas, ainda que isoladas, entre os dias 1 e 10 deste mês. Essa tendência deve persistir pelos próximos dias, em que são esperadas chuvas isoladas até aproximadamente 14 de fevereiro.

A barragem de Umari, em Upanema, está com 66% de seu volume total, que é de 300 milhões de metros cúbicos. De acordo com o boletim volumétrico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o açude Rodeador, em Umarizal, está com 81% de seu volume total. 

O Itans em Caicó, Cruzeta, Bonito, em São Miguel, Tourão, em Patu, Medobim, em Assu, assim como grande parte dos açudes de porte médio considerados importantes para a sua região, já ultrapassaram ou se aproximam dos 50% do seu volume máximo. Apenas os açudes de Guarita em Tangará e Santa Cruz sangraram no Rio Grande do Norte.

Fonte:Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons