i

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cresce procura por edital

Governo se anima com interesse de 14 empresas pela licitação do Estádio das Dunas

A prorrogação do edital do Estádio das Dunas por mais 15 dias parece ter atingido o resultado que o Governo do Estado esperava. Desde o anúncio do adiamento, feito na sexta-feira passada, o número de empresas interessadas pela licitação dobrou passando de sete para 14, segundo o titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa de 2014 (Secopa), Demétrio Torres. 

O secretário afirma ainda que até o final dessa semana, além das 14 que já compraram o edital, mais cinco empresas que entraram em contato com o governo devem adquirir o documento. "Nesse ritmo nós poderemos fechar o mês com mais de 20 construtoras interessadas em participar da nossa licitação. É uma notícia muito animadora", comemora Torres.

Sobre o motivo para tanto interesse por parte das construtoras, Demétrio Torres destaca que o prazo estendido por mais 15 dias mandou um recado para as empresas de que o governo está mais flexível e que está facilitando o máximo possível a participaçãodelas na licitação. "Outra coisa que contribui bastante é o novo modelo econômico da licitação, que deu mais garantias aos empresários", frisa.

Mesmo sem revelar quais são as novas empresas que compraram o edital (apenas os nomes da OAS e Queiroz Galvão estão confirmados entre as 14) Torres garante que 13 são grandes construtoras de renome nacional e que uma é local. Não há, porém, nome de empresa estrangeira na lista. "Essa forma de licitação com PPP (Parceria Público-Privada) ainda é novidade no Brasil. Talvez seja esse o motivo para que as empresas de fora não estejam se interessando pelo nosso edital", ressalta.

As empresas que compraram o edital têm até o dia 2 de março para entregarem suas propostas oficiais. Essa é uma data chave pois será quando o governo do estado abrirá as cartas-propostas e saberá, de fato, quais construtoras concorrem na licitação. Foi nesse momento da licitação passada, em novembro de 2010, que as cinco empresas até então interessadas em construir o Estádio das Dunas "pularam fora" do processo e não comparecem à abertura das propostas, invalidando assim a licitação.

23 de março

O nome da empresa que construirá o Estádio das Dunas por R$ 400 milhões e que terá a concessão da praça esportiva por 20 anos será divulgado no dia 23 de março. Ainda pelo cronograma divulgado pelo governo, a assinatura do contrato entre estado e construtora será feita no dia 4 de abril e, no dia seguinte, será dada a ordem de serviço para o início das obras. A Federação Internacional de Futebol (Fifa), através do Comitê Organizador Local (COL) determina que a construção do Estádio das Dunas seja iniciada até o final do mês de junho. Essa data limite permite que o prazo para entrega da obra, 31 de dezembro de 2013, seja cumprido, uma vez que serão necessários 30 meses para se erguer a nova arena. 

Fonte: Diário de Natal/Bruno Vasconcelos /brunovasconcelos.rn@dabr.com.br

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons