Ontem (07) o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo da Silva Oliveira, participou da entrega dos laptops (uquinha) do projeto Um Computador por Aluno – UCA, projeto esse que 35 educadores participarão dos encontros de formação do PróUCA da Escola Professora Maria Rizomar de Figueiredo Barbosa, no conjunto habitacional presidente Lula, escola que foi beneficiada com o projeto. Os educadores do município serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Educação, através das multiplicadoras do projeto na cidade, Francisca Lucimária, Ianny Almeida e Poliana Rocha e terão uma duração de 180hs.
Além disso, os educadores receberão suporte de pesquisadores dos departamentos da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), através da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). As orientações serão repassadas as multiplicadoras do município que realizarão encontros na própria escola.
Segundo o chefe de executivo, o prefeito Leonardo Oliveira, o projeto UCA é um projeto que ira beneficiar não só o aluno, como também toda rede educacional, criando a escola como modelo para a educação tecnológica da região.
A secretária municipal de Educação, Jeane Dantas Bezerra, como também os professores Dr. Ricardo Valentim (UFRN), Maria José (SECD-Undime/RN) e Mizael Cortez, esteve presente na solenidade de entrega dos laptops.
O professor Ricardo Valentim, destaca a boa infra-estrutura que a escola já dispõe, mas também esclarece que é necessária a melhoria nas instalações para que o projeto seja manuseado com uma melhor qualidade na escola.
Para isso o governo municipal, já esta construindo mais duas novas salas, que ajudará na melhoria da estrutura, como também reforçará a segurança em toda a escola.
Na escola o projeto Um Computador por Aluno disponibiliza o sistema Wireless (internet sem fio). As máquinas têm capacidade de armazenamento de quatro gigabytes, tela de sete polegadas, 512 megabytes de memória e bateria com duração mínima de três horas. Os computadores funcionarão com o sistema Linux e terão ferramentas de internet, editor de texto, software de apresentação entre outros programas.
“Construiremos todos juntos uma nova forma de socializar a tecnologia digital a educação, criando uma maior interação entre o aluno e o professor. Para isso é necessário que os professores possam estar capacitados para esse trabalho que será fortalecido gradativamente” frisa a secretária de educação, Jeane Dantas.
Na solenidade também aconteceu à entrega de 39 certificados aos professores, coordenadores e diretores que participaram do curso de Introdução a Educação Digital, do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.
O curso PROINFO é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, com a oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário