i

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Campanha de prevenção ao câncer de mama é aberta em Ipanguaçu

Dentro da programação da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama “Cuidar é prevenir’” a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria de Saúde esta promovendo uma serie de atividades de orientação e prevenção à doença.

A campanha teve início hoje (19) com um café da manhã para recepcionar as mulheres, logo após aconteceu uma palestra com a Dr. Zoraide, fazendo a abordagem sobre o auto-exame, diagnóstico precoce, mamografia. A ação aconteceu no Posto de Saúde Tiburcio Freire da Silveira durante todo o dia.
De acordo com a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, 120 mulheres da zona urbana e rural foram atendidas. “Os médicos utilizaram o auto-exame, que identifica a existência de algum nódulo, e fizeram algumas observações as pacientes. As mulheres que foram diagnosticadas com a suspeita serão encaminhadas para realizarem a mamografia”, explica a Sumaira.

Todas as mulheres do município serão informadas pelo agente de saúde, da existência do exame no posto. A pós a vista dos agentes, elas devem informar se querem fazer o exame, onde será marcado para o atendimento. A Campanha segue até 2011, com meta realizar exames em mais de 75% das mulheres do município. 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons