i

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Alunos promovem diagnóstico em comunidade rural

A ação propiciou uma interação entre os alunos e os agricultores
Alunos promovem diagnóstico em comunidade rural
Alunos e agricultores familiares
Os alunos do quarto período do Curso de Agroecologia realizaram um trabalho de extensão, durante o mês de setembro, junto aos agricultores familiares da Associação Comunitária da Base Física sediada no município de Ipanguaçu. No trabalho orientado pelo professor Ernesto Tacconi, os alunos colocaram em prática o que aprendem em sala de aula, num ambiente de total interação entre os alunos e os agricultores da comunidade.
Na ação os alunos implementaram o Diagnóstico Rural Participativo – DRP que é uma metodologia de extensão rural, onde são utilizadas técnicas e ferramentas que permitem que as comunidades façam seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento. De acordo com o professor, o objetivo principal do DRP é apoiar autodeterminação da comunidade pela participação e, assim, fomentar um desenvolvimento rural sustentável.
O resultado desse trabalho foi exposto durante a II Semana de Agroecologia, Tecnologia e Cultura do Vale do Açu – SEATEC, que aconteceu de 20 a 24 do corrente mês.

Fonte: IFRN - Campus de Ipanguaçu
Fernando Freire, coordenador de extensão.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons