i

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Prefeito Leonardo se reúne com moradores e discute instalação de casa digital

O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira(PT), esteve ontem, 8, na comunidade da Picada, onde se reuniu com cerca de 40 jovens para discutir a instalação do projeto Casa Digital, falar sobre a nova condição de quilombolas dos moradores e ouvir as principais demandas da comunidade. 

Participaram efetivamente das discussões com o prefeito, o secretário de Obras e Serviços do município, Luzinaldo Oliveira, o secretário de agricultura e Meio Ambiente, José Ferreira da Cun

ha, o articulador do território Açu-Mossoró, Teófilo Fernandes, o presidente da ACOSP, Josivan Rodrigues, o presidente da associação dos moradores, Francisco Cassimiro da Silva e a presidente da associação de artesanato, Luiza Helena.

Tendo diversos pontos para serem discutidos, o mais relevante foi mesmo a Casa Digital, que ganhou maior tempo para exclarecimentos. Teófilo Fernandes afirmou que a Casa Digital é um projeto importante e ajuda no crescimento da comunidade isso porque os moradores de um modo geral vão ter a garantia de poderem acessar na rede mundial de computadores 24 horas de forma gratuita. 

"Pelo menos 15 comunidades se candidataram para receber a esse projeto digital, mas vocês conseguiram, e tal fato só foi possível porque a comunidade é remanescente de quilombolas", explicou Teófilo. 

O prefeito Leonardo Oliveira, enalteceu as ações do governo federal como um todo, principalmente, o trabalho de valorização dos povos remanescentes de quilombo. "Há 15 anos, tentaram reconhecer a condição de vocês, mas não atingiram êxito. A nossa gestão tivemos uma preocupação bem maior sobre esse assunto e contratamos a empresa Valer, a qual realizou o trabalho necessário suficiente para conquistarmos essa vitória", disse o prefeito.

Leonardo disse que gostaria de vê uma apresentação artística dos jovens da comunidade durante a programação festiva de Emancipação Política de Ipanguaçu, que ocorre entre os dias 17 e 24 de dezembro. O chefe do executivo entende que os trabalhos de produção artística dos jovens que fazem teatro no povoado devem se voltar cada vêz mais forte ao lado da negritude, como forma de homenagear as suas próprias raízes.

Depois de muitas discussões, ficou decidido que a prefeitura de Ipanguaçu vai executar o serviço de readequação do Centro Cultural para agregar os 11 computadores e seus implementos da Casa Digital a partir de janeiro. Em meados de Março de 2011, quando o prédio já estiver em condições de receber o projeto, será instalado todos os computadores com internet gratuita 24 horas. Os próprios moradores/sócios se comprometeram em garantir a segurança da Cassa Digital. 

Fonte: Cassimiro Junior 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons