i

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fiern se propõe a vender algodão produzido no Vale do Açu

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) se propõe a analisar os mecanismos para viabilização da comercialização do algodão que será produzido no Vale do Açu, através do projeto de revitalização da cotonicultura. A Federação antecipou para o próximo dia 4 de janeiro de 2011, o encontro para discutir o assunto junto aos coordenadores do projeto. A discussão acontecerá na Casa da Indústria, às 15h.


A reunião, que deverá contar ainda com a participação de empresários do setor têxtil norte-rio-grandense, tem como objetivo procurar identificar o mercado para a futura produção algodoeira.
Segundo o secretário municipal de Planejamento e Coordenação de Desenvolvimento, Clebson Elves Corsino de Melo, o evento é desdobramento do 1º Seminário de Safra que foi realizado dia 25 de novembro último, em Assú, mais especificamente no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da UERN local.



Concebido pela administração municipal, o projeto possui como lastro financeiro uma dotação de R$ 200 mil, proveniente de emenda parlamentar. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Núcleo do Algodão, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Cooperativa Agropecuária do Vale do Açu (COAPERVAL) são parceiros da iniciativa.

Reivindicação


Por intermédio do grupo de trabalho que vem articulando a execução do projeto de revitalização do algodão, foi solicitado ao Governo do Estado, com intermediação da Emater, a doação de dez toneladas de sementes do produto, de variedade trabalhada pela Embrapa - Algodão, para doação aos produtores engajados à proposta.


Clebson Corsino disse que este foi outro encaminhamento surgido por ocasião do 1º Seminário de Safra. O evento contou com a participação de mais de 260 pessoas entre agricultores familiares, dirigentes comunitários, líderes cooperativistas, de entidades e instituições.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons