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domingo, 5 de dezembro de 2010

Escola Municipal de Ipanguaçu ganha o Prêmio Construindo a Nação 2010-2011

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, na comunidade de Tabuleiro alto, no município de Ipanguaçu, estiveram realizando atividades do projeto "Semana de Línguas" – Na 1ª edição, que contou com o tema "Literatura de Terror: uma visita à elegante essência do medo" e nesta última semana, no período de 1 a 3 de dezembro, aconteceu na escola a 2ª edição do projeto com o tema "A magia da palavra no limiar da Literatura Fantástica".

O projeto coordenado pelo professor de Língua portuguesa e suas literaturas, André Magri, e pela supervisora, Andréia Laureano, com participações dos professores Francisca das Chagas (Ensino de Artes) e Nilson Lima (Língua Inglesa), teve a segunda edição realizada com grande sucesso. “Livros, músicas, filmes, vídeos, fotografias - são inúmeras as maneiras de analisar aspectos da Língua Portuguesa, e de quaisquer outras, em sala de aula. Os alunos e professores engajados no projeto, Semana de Línguas, estão de parabéns” conta o professor.

Prova disso é o resultado do PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO 2010-2011, onde o projeto ficou em 1º lugar, na classificação dos projetos de "Destaque Social" (projetos com menos de 1 ano de atuação), onde concorreu com cerca de 200 projetos de todo o Brasil.

O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas.

“Estou irradiando até agora! Emocionado, nervoso, feliz, eufórico - tudo junto. Já chorei, ri e dancei o que podia e o que não podia com os meninos, pois essa conquista está na história e será lembrada por eles até o fim da vida. Não é drama, vejam só: projetos de grandes escolas privadas e escolas públicas das regiões mais desenvolvidas do país não tiveram seu projetos selecionados em 1º lugar, mas uma escolinha localizada no interior do RN, na cidade de Ipanguaçu e, ainda, distante 22km do centro da cidade consegue arrebatar tal classificação” conta o jovem professor, André Magri.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-los a se tornarem empreendedores e participarem das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.


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