i

sábado, 20 de novembro de 2010

"Dia da consciência negra" é lembrado por estudantes

Desde o ano de 2003, o dia 20 de Novembro foi instituído no calendário como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser o dia em que foi assassinado o líder quilombola Zumbi dos Palmares. O Brasil possui cerca de duas mil comunidades quilombolas, em Ipanguaçu a agrovila Picada passa pelo processo de reconhecimento.


A data é um marco para a manifestação e defesa da identidade negra.  A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo, comemorou ontem (19) o marco na história da vida de diversos brasileiros. Os coordenadores do evento, Cassia de Melo e Antônio Tavares, contaram que a ação visa conscientizar e valorizar a cultura africana no Brasil.

Alunos das escolas municipais se reuniram em praça publica para manifestar a necessidade de quebrarem com os preconceitos que ainda a comunidade negra passa. O trabalho realizado mobilizou professores e alunos de ambas as escolas da rede municipal.

A secretaria de Educação, Jeane Dantas Bezerra, conta que as atividades como esta não somente resgata a história, mas incentiva o conhecimento, o respeito e costumes do povo, “Todos nós temos um pouco da cultura negra, então já esta na hora de todos valorizarem, não só pela cor mais pela sua história cultural” conclui Jeane.







Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons