i

sábado, 16 de outubro de 2010

Assú comemora sua emancipação

O município de Assú comemora hoje 165 anos de emancipação política, com mais um final de semana de festa, tendo como foco principal mais uma edição do carnaval fora de época, AssúFolia. As celebrações começaram no último final de semana com uma vasta programação feita de muita música e apresentações culturais.


A cidade, considerada a mais importante do Vale do Açu, encerra mais um ano com muitas perspectivas a partir da implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE do Sertão). Mesmo enfrentando dificuldades de atrair as grandes indústrias para se instalarem na futura área alfandegária do Rio Grande do Norte, o município planeja um futuro ainda mais promissor.


Emancipada no dia 16 de outubro de 1845, depois da aprovação da lei provincial 124, que concedeu 
à Vila Nova da Princesa foro de cidade com o nome de Açu, a cidade que hoje assina-se como Assú, depois de projeto aprovado no Legislativo, consolida-se como polo e grande produtora de frutas.
O nome Açu tem origem na "Taba-açú" (Aldeia Grande), uma área de agrupamento de índios guerreiros da região.


Até meados do século XVIII, o vale do rio Açu era habitado pelos índios janduís. Após a Guerra dos Bárbaros, que dizimou a população indígena potiguar, o então governador da capitania do Rio Grande do Norte, em 1696, colocou-se à frente de uma pequena expedição e fundou à margem esquerda do rio Açu (ou Piranhas) o Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres, ponto de reforço para a conquista do sertão.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons