i

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ipanguaçu se reúne para o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef


Nesta quinta-feira (16) o município de Ipanguaçu se voltou exclusivamente para o 1º Fórum comunitário do Selo Unicef  município aprovado edição 2009-2012.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores das 8 às 16hs, onde contou com a participação do Prefeito Leonardo Oliveira, vice-prefeita Vera Lúcia Barbalho, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das crianças e Adolescentes -(COMDICA), Maria das Graças, Primeira dama e secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, o vereador, Jaires Azevedo, o representante da vara única da Comarca de Ipanguaçu, Rômulo Fonseca, secretária de Educação, Jeane Dantas, secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, o associado dos moradores de Pedrinhas, João Tadeu de Araújo, e o representante de todas as crianças e adolescentes do município, Arthur Nadson, onde estiveram reunidos na abertura do fórum e na formação da mesa.


Ao som do hino nacional brasileiro foi aberto o I Fórum comunitário. No uso da palavra, Maria das Graças, presidente do COMDICA, disse que o fórum é uma estratégia para promover o fortalecimento e a participação social no processo de planejamento e na execução do estatuto da criança e do adolescente, criando ainda mais o fortalecimento na saúde, educação e a proteção as crianças.



O Prefeito Leonardo da Silva Oliveira frisou da necessidade do gestor municipal e de todos, para que haja um trabalho incansável na busca pelo fortalecimento e bem estar de cada cidadão ipanguaçuense, especialmente das crianças e adolescentes. “Estaremos sempre dando prioridade ao que se refere aos direitos das crianças e adolescentes de nosso município. São necessários os esforços de todos para melhoria da vida de cada criança, para fazer valer” falou o prefeito que vem direcionado o seu olhar no futuro do município.
  

O representante das crianças e adolescentes, Arthur Nadson, conta do momento especial do fórum que tem como objetivos traçar metas e objetivos para a melhoria de vida de varias crianças e adolescentes. “Sinto-me feliz em participar deste fórum. Vamos juntos com o governo municipal, instituições governamentais e não governamentais e todas as crianças e adolescentes para a conquista do selo” falou o adolescente de 13 anos.


O coral “Vozes da Juventude”, da Prefeitura/Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, se apresentou pela primeira vez, sob a regência do professor, João Santos.


A mediadora, Poliana Rocha, durante o fórum apresentou a metodologia do Selo Unicef edição 2009-2012 e o diagnóstico do Município nas áreas de educação, saúde e assistência social, setores que executam o trabalho direto com a criança e o adolescente, onde  nove grupos de adolescentes, crianças e lideranças locais, atuantes em organizações governamentais, não governamentais e da sociedade civil, foram formados onde discutiram propostas para a melhoria e implantação de novas ações que garantam os direitos da infância e adolescência, que a partir deste passo, será planejado ações a serem executadas até 2012. 


Ao final do fórum a primeira dama e secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, falou de alguns programas que a Secretaria junto ao Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) vem desenvolvendo a favor das crianças e adolescentes, entre eles, o Ação Criança, ProJovem,Projeto Esperança, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), entre outros que a mãe é acompanhada durante toda a gestação.
“Não vamos parar de lutar pelos direitos das crianças e adolescentes, não é só durante o processo da conquista do selo. Deve ser para sempre!” onde conclui pedindo a todos que ficassem de pé e de mão dadas, onde todos com esse gesto lutarão para a conquista do selo.



O I fórum comunitário municipal contou ainda com a presença, de vários secretários, vereadores, conselheiros tutelares, médicos, enfermeiros, estudantes, jovens, professores, diretores, religiosos entre outros participantes. E tendo ainda a tenta “Ipanguaçu a caminho do selo” onde contava com os projetos que são desenvolvidos com o direcionamento a infância e a adolescência pela Prefeitura e entidades.

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes. O selo é uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem a missão da elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento – físico, mental e emocional – de crianças e adolescentes.


O projeto Selo UNICEF - Município Aprovado começou somente no Ceará, onde teve três edições anteriores: 2000, 2002 e 2004. A partir da edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) que juntos formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido". 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons