i

domingo, 11 de julho de 2010

Candidatos dizem por que querem governar o Rio Grande do Norte

Carlos Eduardo fala em mudança econômica profunda, Iberê em continuar avanço social e econômico e Rosalba em construir o Estado da Cidadania.

O portal Nominuto.com dá início neste domingo (11) a uma série de matérias que tem o objetivo de que nossos leitores possam conhecer as ideias e propostas dos oito candidatos ao Governo do Estado. Abrindo a série, fizemos a seguinte pergunta aos postulantes do cargo de governador: "Por que quero ser governador do Rio Grande do Norte?". Cinco políticos nos encaminharam a resposta.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), da coligação “Coragem pra Mudar” (PDT, PCdoB e PRP), defende a necessidade de uma "mudança econômica profunda, equilibrada e, principalmente, planejada, em todo o território potiguar". Para tanto, o ex-gestor lança a proposta de usar 15% de todo o dinheiro arrecadado em investimentos. Carlos Eduardo conclui mostrando que a receita funciona e, como exemplo, apresenta as ações desenvolvidas à frente da Prefeitura de Natal.

Já o atual governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), da coligação “Vitória do Povo” (PSB, PT, PTB, PPS), não quer saber de mudanças e sim de continuidade. O peessebista fala em “continuar o avanço social e econômico” que, segundo ele, foi conquistado nos governos do presidente Lula (PT) e da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), a quem se referiu como “futura senadora”. Numa menção ao câncer de pulmão, do qual se diz curado, Iberê declara que “não seria submetido a uma prova tão grande de fé e resistência, se não fosse para ficar ainda mais preparado para ser o governador”.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que integra a coligação “A Força da União” (DEM, PSDB, PMN, PSL), sonha em construir com o povo o Estado da Cidadania. Com isso, a democrata acredita em um “Rio Grande do Norte muitas vezes mais forte”. Ao dizer que deseja “abrir caminho para o novo e governar para as futuras gerações”, a senadora faz a crítica ao atual governador: “já chega de projetos eternamente adiados e de sonhos sempre frustrados. Chega de ficar para trás. Chega de pensar e fazer pequeno”.

O sindicalista Sandro Pimentel (PSOL), sem coligação, pretende ocupar o cargo de governador “para transformar a terrível realidade de irresponsabilidades fiscal, política, social e administrativa”. Pimentel faz críticas aos grupos oligárquicos e seus apadrinhados políticos. Mostra coerência ao declarar que seu palanque sempre foi o mesmo e se apresenta à sociedade como um “ficha limpa”. Por fim, conclui com a crítica: “Hoje o RN está sem rumo”.

O terapeuta Roberto Ronconi (PTC), sem coligação, vê na política a possibilidade da justiça social, apresenta números que mostram o atraso do Estado e diz que o governo do PTC será marcado pelos valores cristãos nas decisões políticas e administrativas.

Carlos Eduardo (PDT) – O Rio Grande do Norte tem uma oportunidade ímpar de tomar um lugar privilegiado na trajetória rumo ao desenvolvimento econômico sustentável e com distribuição de riquezas por onde o Brasil segue neste momento. Eu quero ser o governador deste Estado porque sei que só podemos tirar proveito dessa boa fase se fizermos acontecer uma mudança econômica profunda, equilibrada e, principalmente, planejada, em todo o território potiguar. E que essa transformação não se consolidará se não for acompanhada também de políticas públicas contundentes de redução da desigualdade social, seja na área da educação, saúde e segurança, seja na questão do urbanismo e habitabilidade, o cuidado com o meio-ambiente e com os recursos hídricos. Para mim, também está muito claro que essas mudanças, esquematizadas ponto a ponto no meu Programa de Governo, só serão possíveis se regidas pelos princípios da gestão transparente, democrática e participativa. No meu governo, usaremos 15% de todo o dinheiro arrecadado em investimento – cinco vezes mais do que foi feito ano passado aqui no RN. Foi esse percentual de investimentos que me possibilitou realizar em Natal, quando fui prefeito de 2002 a 2008, grandes intervenções como o saneamento dos bairros Nossa Senhora da Apresentação e Capim Macio, a construção do ginásio Nélio Dias, do Mercado Peixe, a revitalização de feiras livres e a construção do Parque da Cidade (hoje inexplicavelmente abandonado), entre muitas outras obras. Quero ser governador do Rio Grande do Norte porque sei que é possível desenhar um futuro mais próspero e inclusivo para todos os potiguares. Já tenho a régua e o papel. Conto com você nessa jornada.

Carlos Roberto Ronconi (PTC) - Eu quero ser governador para mostrar a classe política do RN e lembrar ao povo que política tem que ser meio de justiça social, quando finalidade gera escravidão e miséria permanente para manutenção do poder. Qualquer semelhança com nosso Estado não é mera coincidência. Não existe sociedade sem política. Somos 27 Estados na União e o RN é o último colocado em qualidade de ensino. Somos o segundo mercado de crack em faturamento do Brasil. 32% da população potiguar vive com R$ 3,00 por dia. 30% dos jovens de 10 a 21 anos é analfabeto ou semi. O Estado tem que deixar de ser senhor para ser servidor. A incompetência política e administrativa do Estado é sustentada pela perpetuação da miséria. Quanto mais miséria mais poder. O avanço progressista, a justiça social, bem como distribuição de renda e qualidade de vida passam obrigatoriamente pela educação, saúde, agricultura e segurança. O nosso Plano de Governo é centrado em Deus e no querer para todos as mesmas coisas. Vamos iniciar uma nova era na história potiguar. Um tempo de paz, progresso e prosperidade para todas as classes sociais sem discriminação de qualquer tipo. O governo PTC será marcado por valores cristãos em sua decisão político- administrativa. Não haverá foto do governador em repartições, numa tentativa de cultura do ego do governador, mas será obrigatório o quadro do Cristo para lembrar que todos trabalham e servem a Ele.

Iberê Ferreira de Souza (PSB) – Sou candidato a governador para vencer desafios e promover os avanços que o Rio Grande do Norte precisa para consolidar o grande futuro que começamos a construir juntos, ao lado do presidente Lula e da ex-governadora e futura senadora Wilma de Faria. Um Rio Grande do Norte forte e democrático, capaz de continuar o avanço social e econômico que vive nos últimos anos, além de garantir mais saúde, educação e segurança ao seu povo. De promover o legítimo direito à cidadania, de transformar as riquezas naturais em oportunidades de trabalho e renda para todos. Venho para continuar uma revolução pelo voto que nosso povo foi capaz de promover com os governos do presidente Lula e do PSB, fazendo do desenvolvimento o crescimento de todos e não um privilégio de poucos. Venho com a convicção de que governar é fazer o bem. Não seria submetido a uma prova tão grande da minha fé e resistência, se não fosse para ficar ainda mais preparado para ser o governador numa hora histórica – a de manter o Rio Grande do Norte nas mãos do povo, e, ao seu lado, construir um futuro digno e justo para todos os norte-rio-grandenses de todas as regiões. Com a proteção de Deus e a confiança do povo.

Rosalba Ciarlini (DEM) - Quero ser governadora para construir junto com o povo potiguar, o Estado da Cidadania, o Rio Grande do Norte muitas vezes mais forte. Pretendo reconstruir os serviços públicos, aumentando os recursos e melhorando a gestão da saúde, da segurança, da educação. Para fazer estradas, casas e saneamento. Porque não existe cidadania de verdade sem que as pessoas tenham todos os direitos sociais garantidos. Vou viabilizar oportunidades de trabalho e renda para as pessoas em todas as regiões, descentralizando o desenvolvimento. Porque o Rio Grande do Norte é um só: do sertão ao litoral, do interior à capital, nascidos aqui ou ali, somos igualmente potiguares. Quero ser governadora para abrir caminho para o novo e governar para as futuras gerações. Porque ser o novo não é uma questão só de idade: é uma questão de ter coragem para mudar, ter independência para ousar, ter determinação para transformar. Tenho convicção de que é possível fazer do Rio Grande do Norte um modelo de crescimento econômico e social para o Nordeste e para o Brasil. Porque já chega de projetos eternamente adiados e de sonhos sempre frustrados. Chega de ficar para trás. Chega de pensar e fazer pequeno. O Rio Grande do Norte é mais. O Rio Grande do Norte pode e precisa crescer. Com a força da união, com a força do povo, vamos fazer o Rio Grande do Norte acontecer!

Sandro Pimentel (PSOL) - Queremos governar o RN para transformar a terrível realidade de irresponsabilidades fiscal, política, social e administrativa, gestada pelos grupos oligárquicos que querem se perpetuar no poder, priorizando seus apadrinhados políticos e garfando os cofres públicos em detrimento das necessidades básicas do povo e isso só será possível a partir de um programa de governo que contemple todas as necessidades sociais dos norte-riograndenses e resgate a qualidade de vida das pessoas, adicionado a um modelo de gestão compromissado com as causas da população, e isso nos propomos a fazer. Sou o único gestor público, de formação acadêmica, entre os candidatos. Meu palanque sempre foi o mesmo e tenho Ficha Limpa. Vamos governar nosso RN, lado a lado com o povo, conhecendo de perto suas realidades. Vamos acabar com o balcão de negócios políticos e o abuso na nomeação dos cargos comissionados e propagandas institucionais com dinheiro público. Um governo pode estimular e potencializar as qualidades da nossa gente, ou pode omitir-se e desperdiçar nosso potencial. Hoje o RN está sem rumo. Vamos resgatar este Estado que tem lado e buscar justiça. Nossos jovens, por exemplo, precisam de ações governamentais que garantam reais expectativas de vida, nesse sentido, vamos ousar com responsabilidade, construindo indústrias no ramo tecnológico, acabando com o absurdo do analfabetismo e do déficit habitacional, dobrando o número de vagas na UERN, utilizando o avanço tecnológico como um dos meios para melhorar nossa segurança e resgatar a qualidade da saúde pública que está na UTI. Por tudo isso, o RN merece o governo do SOL, merece Sandro Pimentel e Luciano Falcão.

Os outros candidatos:
Simone Dutra (PSTU) não respondeu ao nosso questionamento. Nossa equipe de reportagem tentou ainda contato com Bartô Moreira (PRTB) e Camarada Leto (PCB), mas os candidatos não atenderam


Infográficos
Os cinco candidatos que responderam ao nosso questionamento.
 Fonte: No minuto.com

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons