i

terça-feira, 29 de junho de 2010

Sem acordo, DEM e PSDB tentam definir vice de Serra nesta terça

Cúpulas dos partidos da aliança se reuniram nesta segunda.
PSDB fez 'mea culpa' no processo de escolha do vice.

O PSDB e o Democratas esperam chegar a um acordo sobre a definição do vice na chapa do candidato à presidência José Serra nesta terça-feira (29). Entre a noite desta segunda (28) e a madrugada de hoje, as cúpulas dos dois partidos se reuniram na casa do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) para discutir a questão, mas não houve consenso.

O imbróglio a respeito da definição do vice teve início na última sexta feira (25), quando o presidente do PTB, Roberto Jefferson, anunciou por meio do Twitter que os tucanos haviam indicado o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) como candidato a vice. O DEM, que reivindica a vaga, reagiu ao anúncio. Alguns líderes do partido chegaram a defender o rompimento da aliança com o PSDB caso os tucanos não cedam.

Em entrevista após a reunião, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PSDB-PE) fez uma espécie de “mea culpa” em relação à forma como foi definido e divulgado o nome de Dias. “Fizemos uma avaliação sobre o que aconteceu, os erros e acertos da nossa campanha. E amanhã (terça), vamos começar a trabalhar no campo dos acertos”, disse o tucano.

Questionado sobre quais seriam os erros, ele afirmou que a negociação sobre o vice talvez pudesse ter sido feita antes e que “faltou um pouco de diálogo”. Guerra relatou aos jornalistas que não houve mudanças nas posições defendidas por tucanos e democratas: o PSDB insiste na indicação de Álvaro Dias e o DEM reivindica a vaga na chapa.

Além de Guerra, estiveram no encontro o presidente do DEM, Rodrigo Maia, o presidenciável José Serra e outros líderes dos dois partidos: João Almeida (PSDB-BA), Cícero Lucena (PSDB-PB), Jorge Bornhausen (DEM-SC) e José Agripino (DEM-RN). Segundo o presidente do PSDB, Serra se colocou “à disposição de todos para encontrar a solução”.

Sobre a manutenção do nome de Dias, o presidente do PSDB afirmou que não se trata de “recuar ou avançar”. “A gente vai chegar no dia da convenção do DEM com essa solução consensual”, afirmou. Essa quarta (30) é o último dia do prazo para que os partidos realizem convenções e definam seus candidatos.

O senador aproveitou para reafirmar a unidade da aliança. “Somos uma força só. O Democratas, nós do PSDB e outros partidos que estão conosco. Não há possibilidade de ficarmos divididos”, ressaltou.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons