i

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Prazo para solicitar título termina hoje

Não tem jeito. Apesar dos apelos da Justiça Eleitoral para que os eleitores não deixassem para última hora a confecção do título, mudança de dados cadastrais ou transferência do domicílio eleitoral, muito provavelmente os cartórios eleitorais de todo o Rio Grande do Norte, a exemplo dos anos anteriores, terá filas e um volume muito acima do normal de atendimentos. É que hoje é o último dia para fazer esse tipo de serviço a tempo de poder votar nas eleições de outubro próximo. O horário de atendimento nas 69 zonas eleitorais do estado seguem das 8h às 18h.


Até ontem, somente em Natal, quase 2.800 pessoas foram atendidas Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
O jovem que completar 16 anos até o dia 3 de outubro, data do primeiro turno da votação, pode fazer o título, embora não seja obrigatório. De todo modo, aqueles que têm menos de 18 anos, mas vão prestar vestibular devem fazer o documento exigido no ato de inscrição no concurso.

De sábado, até a manhã ontem, as zonas eleitorais de Natal (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 69ª) atenderam 2.795 eleitores na reta final do alistamento eleitoral. Também são atendidos eleitores queestão transferindo domicílio entre zonas do Estado e entre unidades da Federação. Nestes números, não estão incluídos atendimentos para obtenção da segunda via do título, que também estão sendo prestados pelos servidores das zonas eleitorais. O Fórum Eleitoral de Natal fica na Avenida Zacarias Monteiro, por trás do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), no Tirol.

No Fórum Eleitoral de Mossoró, já passam de 1.000, a quantidade de atendimentos : 622 na 34a Zona Eleitoral e 680 na 33a. Caicó, são 184, no Fórum que abrange a 25a e a 45a circunscrições eleitorais. Ao todo, mais de 18 mil cidadãos já compareceram aos 69 cartórios eleitorais do Rio Grande do Norte.

Segunda via
Quem perdeu o título eleitoral tem até 23 de setembro para solicitar a segunda via do documento. O cidadão deve comparecer a seu cartório eleitoral com documento oficial de identidade e preencher o requerimento solicitando a segunda via do título de eleitor. Se estiver em dia com a Justiça Eleitoral, receberá o documento na hora. Caso procure qualquer outro cartório eleitoral, seja em sua cidade, em outra ou até em outro estado, vai obter o título posteriormente.

Segundo o TSE, os eleitores com domicílio no exterior são obrigados a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República. Para votar fora do país, os cidadãos devem se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro ou em qualquer cartório eleitoral no Brasil. Quem não cumprir a obrigação ficará impedido de obter passaporte ou identidade, além de ficar impossibilitado de requerer qualquer documento a repartições diplomáticas no exterior, entre outras restrições.


PUBLICIDADE:





Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons