Um dos municípios do Estado contemplados pelo programa Terra Pronta, operacionalizado numa parceria entre as prefeituras, a Petrobras e a Emater/RN, Ipanguaçu deverá totalizar este ano 550 pequenos proprietários rurais beneficiados com o corte de seus imóveis rurais com vistas ao plantio da safra agrícola.
A projeção foi feita pelo secretário municipal de Agricultura e Pesca, José Ferreira da Cunha, "Ferreirinha". "Nós contamos com oito tratores realizando o corte de terra em Ipanguaçu", declarou.
O secretário municipal registrou que por orientação do prefeito Leonardo Oliveira (PT) a administração local assumiu inteira responsabilidade pela contratação dos tratores e o pagamento da mão-de-obra na execução do corte de terra.
O município este ano foi atendido com uma doação de 10 mil litros de óleo Diesel feita pela companhia estatal petrolífera. O trabalho de assistência técnica aos agricultores é realizado pelos técnicos da Emater. "Nosso esforço está sendo no sentido de atingir a maior quantidade possível de proprietários", registrou o auxiliar.
"Ferreirinha" solicitou que os produtores "tenham um pouco de paciência" porque a recomendação é de que o processo de preparação das terras para o cultivo chegue a todos.
"Pedimos a compreensão de todos porque iremos atender a todas as comunidades do município", reiterou. O secretário frisou que o órgão decidiu intensificar a atividade com a chegada das primeiras chuvas fortes que acentuam o prenúncio de um bom inverno.
"O trabalho de corte de terra está fluindo bem e vamos torcer que o inverno seja bom e todos os produtores possam conseguir uma boa colheita", exclamou.
SEGURO-SAFRA
O secretário municipal de Agricultura e Pesca informou que aconteceu no final de março último o pagamento da primeira de um total de cinco parcelas do Seguro-Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atendendo aos proprietários rurais que se inscreveram no ano agrícola 2008/2009 e tiveram frustração de safra por conta do excesso do período invernoso que fez de Ipanguaçu um dos municípios mais castigados pelas inundações no exercício passado.
"Este ano tivemos 160 produtores rurais inscritos, mas vamos esperar que haja um bom inverno e ninguém necessite deste dinheiro", concluiu.Fonte: O Mossoroense
PUBLICIDADE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário