i

quarta-feira, 3 de março de 2010

Sertão nordestino deve registrar chuvas abaixo do esperado

Chuva não deve chegar aos 200 milímetros normais para época.
Condição que se estende até maio é desfavorável para agricultura.


O semiárido do Nordeste, área que corresponde ao norte da região, deve sofrer com chuvas abaixo do esperado até maio. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), de março a maio, a chuva deve ficar bem abaixo dos 200 milímetros considerados normais para o Nordeste nesta época do ano.

Os estados que compõem o chamado sertão nordestino são Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e Piauí.        
     

Foto: Arte/G1

(Arte/G1)


De acordo com Francis Lacerda, coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), apesar da previsão de pouca chuva, esse trimestre é considerado a estação chuvosa no semiárido nordestino.

“Em anos de chuva abaixo da média nesse período, como o que se configura nessa previsão, chove muito durante um ou dois dias, e depois temos períodos prolongados sem chuva, que podem ser de 10, 15 ou até 30 dias de seca. Nesses dias sem chuvas, as temperaturas costumam ficar bastante elevadas”, diz ao G1.

Para a agricultura, a condição é desfavorável. “Se por um lado os dias de bastante chuva enchem reservatórios, por outro, as chuvas excessivas podem causar erosão e, assim, prejudicar a agricultura, já que o solo fica impróprio para o plantio. As altas temperaturas também podem prejudicar os produtores, já que deflagram o crescimento de fungos nas plantações”, afirma Francis.

As chuvas abaixo do esperado acontecem, segundo o Cptec/Inpe, em decorrência da atuação do fenômeno El Niño, caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical.
FONTE: G1
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons