i

quinta-feira, 11 de março de 2010

RN terá 17,3 mil novos empregos


Se confirmada a projeção do Ipea, quantidade de postos de trabalho criados será a maior desde 2005


Passada a nuvem negra da crise financeira internacional, o mercado de trabalho do Rio Grande do Norte não só vai se recuperar do período de recessão mundial como também deve retomar altos níveis de oportunidades. De acordo com projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o estado deverá ter 17,3 mil novas vagas de emprego em 2010. Os números, que seguem a tendência nacional, fazem parte do estudo Emprego e Oferta Qualificada de Mão de Obra no Brasil: Impactos do Crescimento Econômico Pós-Crise, divulgado ontem pela institução, em São Paulo.

Se confirmado, essa quantidade será o melhor resultado desde 2005, quando o Ministério do Trabalho registrou a abertura de 18.396 empregos. Para este ano, há previsão de novas vagas em quase todos os setores: na área agrícola, única exceção, a perspectiva é de retração, com corte de dois mil empregos. No outro extremo, está o comércio, com 7.998 novas vagas.

Por outro lado, é no comércio onde está a maior quantidade de demissões. Segundo o Ipea, o comércio, assim como a indústria e segmentos ligados aos serviços, são áreas de grande rotatividade da mão de obra, em que é forte o ritmo de demissão e admissão de trabalhadores, "geralmente por salário menor", como frisa o texto da pesquisa. No total, estão previstas 156.026 demissões no Rio Grande do Norte este ano.

Essa massa de empregados que deverão ser demitidos até o fim do ano se une a outros 40.599 já desempregados, mas com qualificação e experiência. Juntam-se a eles mais 12.641 potenciais trabalhadores, que estão ingressando no mercado este ano. Assim, o RN contará, em 2010, com um exército de 209.268 qualificadas. Apesar da larga oferta, a soma das vagas deixadas pelos dispensados mais a perspectiva de novas vagas somam apenas 173.328 postos. No fim das contas, 35.940 pessoas estarão sem emprego, apesar de serem consideradas qualificadas segundo o levantamento do Ipea. No estudo, não está definido o universo de desempregados sem qualificação por estado.

Um destaque, entretanto, é feito na tabela quemostra a demanda por área. No Rio Grande do Norte, a única em que não haverá excesso de pessoal disponível é no setor de serviços, no segmento "Educação, saúde e serviços sociais". Nesse ramo, a projeção é que o estado vai ter 1.856 vagas que não serão preenchidas por falta de candidato qualificado.

Caça às vagas

Vagas que deverão ser criadas este ano no RN, por setor

Comércio e reparação 7.998
Serviços* 5.645
Indústria 4.142
Construção 1.452
Adm. pública 128

*44,9% em alojamento e alimentação; 30,8% em educação, saúde e serviços sociais; 21,6% em transporta, armazenagem e comunicação; e 2,5% em outros serviços

FONTE: Dn online 

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons