i

quarta-feira, 17 de março de 2010

4.909 PESSOAS SERÃO IMUNIZADAS CONTRA O VÍRUS H1N1 EM IPANGUAÇU


 A primeira fase da vacinação contra a gripe A, já começou em Ipanguaçu. Conhecida inicialmente como gripe suína, a doença será combatida no município através da vacinação continuada de parte da população. A primeira fase da imunização teve início no dia 8 de março e seguirá até o mês de maio, sendo dividida em cinco etapas. 
    Seguindo o calendário da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, a primeira etapa iniciada no início deste mês segue até o dia 19, com a vacinação de 141 profissionais da saúde. Segundo Francisco Canindé, Subsecretário de saúde, as primeiras semanas de vacinação já atingido as expectativas vários profissionais já foram imunizados. 
    Canindé enfatiza a importância de vacinar primeiramente esses profissionais, sobretudo os que trabalham diretamente com enfermos. Seguindo o cronograma, os próximos a ser vacinados fazem parte do grupo mais suscetível à doença: gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos e pessoas com doenças crônicas, como os portadores do vírus HIV e aidéticos. Esta segunda etapa acontece entre os dias 22 de março e 2 de abril. 
    Entre 5 e 23 de abril ocorre a terceira etapa da vacinação, atendendo a população entre 20 e 29 anos. Já na quarta etapa, entre os dias 24 de abril e 7 de maio,  serão imunizados os idosos, e 10 a 02 de maio serão imunizados a população de 30 a 39 anos de idade.
            Segundo Canindé o município recebeu 4.909 dozes para a vacinação contra o vírus H1N1, o objetivo da secretaria de saúde e imunizar desse total mais de 80%, o numero de dozes e pequena ao ser comparado ao total de habitantes do município, mais a secretaria tentará imunizar os 4.909 pessoas.
    
    Causada pelo vírus H1N1, a gripe A é uma doença respiratória aguda. Considerada por especialistas como um novo subtipo do vírus da influenza, é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro, além do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. As vacinas serão aplicadas na unidade de saúde do município. 

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons