i

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sisu: 330 vagas ainda estão sem alunos


O percentual de estudantes que confirmaram sua matrícula na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) foi menor que na primeira chamada de confirmação. Até o final da manhã de ontem, apenas 32,58% das vagas ociosas foram preenchidas.
 

Das 491 vagas que restaram para serem ocupadas depois do listão de aprovados da primeira chamada, apenas 160 estão preenchidas. Com isso, uma terceira oportunidade será criada. O problema na confirmação de matrícula levou o Ministério da Educação a modificar a estratégia de cadastros nessa chamada complementar. Será fechada uma lista envolvendo os aprovados e também os suplentes. Assim, as universidades poderão ocupar as vagas em aberto de acordo com a lista, sem que seja necessário abrir mais um período de inscrição.
 
A inscrição para a terceira e última chamada do Sisu está prevista para acontecer durante o período de 1° a 3 de março, com resultado no dia 5. Já, a matrícula será realizada em apenas um dia: 9 de março.
 
A pouca procura tem criado problemas em efeito dominó. A lentidão em que as vagas estão sendo preenchidas foi um dos motivos para o adiamento do início do semestre letivo da Ufersa para o dia 15 de março. "Instauramos neste ano o sistema de matrícula on-line e estamos com alguns problemas para resolver, além do processo de seleção de professores para o próximo semestre. Todas essas pendências nos obrigaram a adiar o início das aulas", explica o pró-reitor de Graduação, José Arimatéia de Matos.
 
Mas, o "calcanhar de Aquiles" da universidade hoje é detectar o motivo pelo qual os estudantes não estão confirmando sua matrícula. O problema na Ufersa tem acompanhado o desempenho nacional, que conta hoje 51 universidades selecionando seus alunos por meio do Sisu. Para o pró-reitor, parte dos estudantes está "brincando com a universidade pública", isso porque, segundo ele, a maioria dos candidatos já está matriculada em outras universidades, porém mesmo assim continua se cadastrando no MEC apenas para averiguar seu desempenho.
 
A Ufersa descartou a possibilidade de abandonar o sistema nas próximas seleções, porém exige adequações do projeto para que o problema seja solucionado. Na primeira chamada, apenas 40% das vagas da federal foram ocupadas. Para esse segundo momento, mais de 9.300 estudantes entram na disputa. A cifra de alunos matriculados (160) é maior que o índice de aprovados em Mossoró.
 
O curso de Ciência e Tecnologia foi o que ocupou o maior número de vagas.

FONTE: Higo Lima da Redação do Jornal de Fato

PUBLICIDADE: 
 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons