i

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL


DIVERSÃO
Para os Ipanguaçuenses e visitantes que pensam em ficar em Ipanguaçu, a prefeitura municipal, através da secretaria de eventos e turismo e o prefeito Leonardo Oliveira (PT), estará realizando o carnaval na comunidade, três dias de festa (domingo, segunda,terça) serão animados por Os Traquinas do Forro, a festa carnavalesca estará sendo realizada na  comunidade do Porto na lagoa do rio pataxó, e também nas margens do rio açu.
Pra quem pensa em ir para o rio açu, a estrada que da acesso foi revitalizada, nesta ultima semana, as maquinas da secretaria de obras fizeram um trabalho de melhoramento da estrada que liga o bairro Presidente Lula ao rio.

Pois quem não quer sair da cidade, já tem pra onde ir, arrume as coisas e se divirta “com moderação”.


SAÚDE NO CARNAVAL

Está chegando a hora do Carnaval. Quem gosta da folia quer curtir cada segundo da festa: pular, beber, beijar e ficar. Mais alegres e descontraídas, as pessoas ficam mais propensas a novos relacionamentos e mais dispostas ao sexo casual.

A grande preocupação é que muitos foliões acabam cedendo ao impulso e não usam preservativo. Não se cuidam e não pensam na prevenção, o que aumenta o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e da Aids.

No Brasil, dados recentes do Ministério da Saúde (MS) sobre a Aids mostram que na população em geral, a maior parte dos casos está entre os homens e, entre eles, a principal forma de transmissão é a heterossexual.

Porém, entre os jovens a realidade é outra. Na faixa etária de 13 a 19 anos, a maioria dos registros da doença está entre as garotas. Já para os homens dos 13 aos 24 anos, a principal forma de transmissão é a homossexual.
De qualquer forma, independente da idade, sexo seguro é a palavra de ordem no Carnaval. E não é novidade para ninguém que a camisinha, masculina ou feminina, é a melhor maneira de se manter livre das doenças sexualmente transmissíveis, da Aids, além de ser método contraceptivo.
Pensando nisso a secretaria de saúde do município estará distribuindo durante o carnaval preservativo e folhetos educativos, a ideia é estimular o uso do preservativo, masculino ou feminino prevenindo contra DSTs e outros. A secretária de Saúde Sumaira Fonseca vê também a importância do uso do protetor solar, chapéus, bonés, e que todos possam  tomar bastante liquido, e para os que pensam em beber, ao ingerir bebidas alcoólicas não dirija peça à um amigo ou parente que  não tenha bebido, assim o carnaval será muito mais divertido e seguro.

A secretária frisa também que o Posto de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira estará aberto 24horas com médico de plantão e com a unidade móvel também, assim para qualquer eventualidade a assistência medica agir. 

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons