i

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A terra volta tremer no Rio Grande do Norte


Depois de abalos sísmicos de dois graus na escala Richter que foi sentido na tarde de sábado(09) em Natal e em mais quatro cidades do estado, a terra voltou a tremer ontem (11). Segundo o professor Joaquim Mendes, coordenador do laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), "o tremor foi muito forte", mas ele disse que ainda não tinha informações precisas sobre a intensidade nem a duração do abalo sísmico. O tremor ocorreu às 12h54.
Wilma Chermont, moradora da cidade de João Câmara, contou ao portal Nominuto que um abalo sismíco de grande intensidade também atingiu o município nesta segunda-feira. De acordo com ela, houve pânico generalizado entre a população e as pessoas saíram às ruas com medo das casas desabarem.
Não se sabe ainda se o epicentro do tremor se deu mesmo em João Câmara. O professor Joaquim Mendes disse que somente mais tarde terá informações mais detalhadas, inclusive sobre a magnitude do tremor.
NOTA DO BLOG
Em 2005, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instalou sismógrafos remotos para o monitoramento da barragem de Santa Cruz e barragem Armando Ribeiro Gonçalves, devido a intensidade e a freqüência dos abalos sísmicos em João Câmara.
É bom que o superintendente do DNOCS e ex-deputado Elias Fernandes tome as providências urgentes e necessárias para a instalação de sismógrafos principalmente na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, já que existe muita controvérsia entre estudiosos sobre a segurança da barragem quanto a questão dela suportar terremotos de alta intensidade na escala de Richter. Existe a suspeita de que a barragem de Assu foi construida em cima de falha geologica. Todo cuidado é pouco!
Fonte: VT



Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons