i

sábado, 16 de janeiro de 2010

Petrobras inaugura primeira etapa do vaporduto nesta quarta-feira


Capacidade será de 610 toneladas por hora de vapor em 42 poços de petróleo no Vale do Açú. É o maior vaporduto do mundo, com 30km de extensão.  

Skanska - Divulgação

Seiscentas e dez toneladas de vapor por hora nos campos de produção de Estreito e Alto do Rodrigues. Essa será a capacidade prevista pelo projeto de Injeção Contínua de Vapor (Vaporduto), que terá a sua primeira etapa iniciada na próxima quarta-feira (20).

Nessa primeira fase, 42 poços de petróleo, do campo de Estreito, estão recebendo o vapor que é gerado pela Usina Termoelétrica Jesus Soares Pereira (Termoaçu) e distribuído para os poços através de uma rede de dutos.

A Petrobras investiu neste empreendimento mais de 200 milhões de dólares. O vaporduto do Vale do Açu é o maior do mundo, com uma extensão de aproximadamente 30 km, e o primeiro a operar com vapor superaquecido.

Quando concluído, o projeto representará um acréscimo na produção de petróleo do Vale do Açu de 18 mil barris por dia.

O aumento na produção irá gerar benefícios como: maior arrecadação de impostos e royalties, geração de empregos e desenvolvimento econômico do Estado e dos municípios.

O Projeto de Injeção de Vapor é um dos quatro grandes projetos da Petrobras para elevar a atual produção diária de 75 mil barris de óleo para 115 mil até 2011, no Rio Grande do Norte e Ceará.

O evento de inauguração dessa primeira etapa contará com a presença da governadora Wilma de Faria, do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Flávio Azevedo.



Fonte: no.minuto.com


Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons