i

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Josivan Barbosa confirma resultado do Enem para dia 26 de janeiro


O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será divulgado no próximo dia 26 de janeiro. A informação foi repassada pelo reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Josivan Barbosa. 
Segundo ele, durante uma reunião ocorrida na tarde de ontem, entre a Secretaria de Educação Superior (SESU) - ligado ao Ministério da Educação (MEC) - e mais 14 representantes de universidades federais do país, tratou de como será os procedimentos de matrículas e escolha dos cursos pelos aprovados no Exame. "Os estudantes terão 5 dias após essa data para escolher e se inscreveram no curso de graduação e 9 dias para efetuarem a matrícula, que só poderá ser feita presencialmente", adianta Josivan Barbosa, acrescentando que o pró-reitor de Ensino de Graduação (PROGRAD), José de Arimatéia, representou a Ufersa durante a reunião no MEC em Brasília.
 

A confirmação da data acaba por antecipar em quase 10 dias a expectativa de divulgação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) - órgão responsável pelo Exame. No entanto, a assessoria de comunicação da Sesu não confirmou a data divulgada por Josivan Barbosa, e ressaltou a data prevista pelo ministro Fernando Haddad: 5 de fevereiro.
 

Mais de 4 milhões de inscrições chegaram até o Inep. No Estado do Rio Grande do Norte foram 87.820 candidatos. Tanta expectativa foi frustrada às vésperas do Exame, marcado para os dias 3 e 4 de outubro. Um dos funcionários do Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (CONNASEL), responsável pela realização da prova, roubou alguns exemplares da gráfica que imprimia o material e tentou vendê-los ao jornal Estado de S. Paulo. Descoberta a fraude, o MEC decidiu adiar o exame. Em menos de uma semana o exame foi remarcado, o Connasel foi retirado da organização e o Cespe e a Cesgranrio assumiram a prova. Polícia Federal, Forças Armadas e Correios foram chamados para ajudar na força-tarefa. O dinheiro que já havia sido pago ao Connasel para imprimir as provas - mais de R$ 30 milhões - ainda não foi ressarcido. Em dezembro a prova foi aplicada e na avaliação do MEC, o processo ocorreu "com tranquilidade". Mas o índice de abstenção registrado foi recorde: quase 40%. 
FONTE: Jornal de Fato
Lenilson Freitas
Da Redação
 





Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons