i

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Municípios têm até amanhã para aderir ao prêmio Selo Unicef

Tendo em vista a data de encerramento para adesão dos municípios do Rio Grande do Norte ao Selo Unicef, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) lembra às cidades que ainda não se inscreveram que o prazo se estende até o dia de amanhã.



O selo representa a participação de vários setores da sociedade, em colaboração com a equipe municipal, na busca pela garantia dos direitos da criança e do adolescente.



Das 167 cidades potiguares, foram confirmadas até a última terça-feira a presença de 110 municípios.



"Esperamos que até a data de término, os 57 municípios restantes façam a adesão ao projeto, que representa um avanço na política direcionada à criação de oportunidades para jovens e crianças ", destacou o titular da Sethas, Fabian Saraiva.



O Selo Unicef desempenha um papel colaborativo ao lado do município no intuito de desenvolver políticas miradas na criança e no adolescente, assim como a promoção da interssetorialidade da comunidade. Junto a isso, por meio de técnicos capacitados, são desenvolvidos encontros com objetivo de criar oportunidades para o público em questão sem contrapartida financeira.



Entre as cidades inscritas na edição passada, o percentual de crianças menores de dois anos que apresentavam estado de desnutrição foi o indicador da saúde que apresentou os maiores avanços.



Em 2007, nos 165 municípios inscritos, 2,5% das crianças nesta faixa etária estavam inseridas nesta problemática. Em 2004, esse índice era de 5,2%. Na prática, isso representa que 21 mil crianças ficaram livres da desnutrição.



EDUCAÇÃO



A qualidade do ensino foi medida através da adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado. Esse indicador passou de 43,4% para 16%, demonstrando que a distorção idade-série caiu 63% nos municípios inscritos. Além disso, de 2004 a 2007, observou-se um aumento no acesso ao ensino fundamental de 12,2%. Também houve incremente no percentual de mulheres que realizam pelo menos sete consultas de pré-natal durante a gestação, passando de 36,5% para 44,4%. A nova edição do projeto acontecerá de 2009 a 2012, diferente das anteriores que tinham duração de dois anos. Nesse período, serão realizados dois fóruns comunitários com o objetivo de envolver mais ainda a comunidade.



Veja as cidades que ainda não mandaram o termo de adesão



Água Nova, Alexandria, Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Canguaretama, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais novos, Equador, Espírito Santo, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Francisco Gomes, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Jaçanã, Jandaíra, Janduís, Jardim de Angicos, João Câmara, João Dias, José da Penha, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa dos Velhos, Lajes Pintadas, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Montanhas, Mossoró, Nova Cruz, Ouro Branco, Paraú, Passa e Fica, Passagem, Patu, Santa Maria, Pedro Avelino, Portalegre, Pureza, Rafael Fernandes, Riachuelo, Tibau, Ruy Barbosa, São Bento do Trairi, São Francisco do Oeste, São José de Mipibu, Senador Elói de Souza, Serrinha, Tenente Ananias, Tibau do Sul, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Upanema, Venha-Ver e Vila Flor.



Fonte: O Mossoroese

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons