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quarta-feira, 29 de julho de 2009

PROPAGANDA ELEITORAL PELA INTERNET



Do Estadão

Blog, microblog, post, comunidade, smartphone. É bom ir se acostumando com a linguagem e a tecnologia, pois as eleições vão invadir a web em 2010, expandindo possibilidades, mas acendendo novas polêmicas. Em entrevista ontem à TV Estadão, a advogada Patricia Peck Pinheiro, especialista em direito digital, previu mais chances para políticos anônimos, mas dificuldade em coibir a boca de urna online e a campanha fora de época.

O QUE MUDA

"As próximas eleições vão invadir esse ambiente. A gente vê um amadurecimento de eleições, que acompanha o amadurecimento do exercício de cidadania. O jovem que vai votar pela primeira vez, aos 16 anos, ele já tem linguagem de YouTube, Twitter, Orkut. Como candidatos e propostas políticas chegam a esse público, se não for pela web?"

LIBERDADE DE OPINIÃO

"Se a opinião gerar abuso, ofensa, está sujeito às penalidades relacionadas à Lei Eleitoral. Isso acontece na internet também e ele pode ficar com o espaço suspenso por 48 horas, se não cumprir essa boa prática na web. Se alguém postar algo ofensivo no blog dele, na comunidade, o correto é gerar o direito de resposta, se o candidato solicitar. Não vai ter de correr atrás para pedir o direito de resposta."

CENSURA

"A equiparação com rádio e TV, a nosso ver, é equivocada. A internet não depende de concessão. A web deveria ser mais comparada a jornal e revista, no sentido de poder ter a publicidade eleitoral paga."

NO MUNDO

"Em geral, os países não têm gerado restrições de internet. Nos Estados Unidos, não tem. Isso é para Brasil. Mas aqui também nós temos muitos partidos, muitos candidatos, tem um jeito meio brasileiro..."

RENOVAÇÃO

"A web vai trazer novas caras. Uma grande oportunidade de candidatos passarem a ser conhecidos, mesmo sem estarem por trás de uma bandeira forte de partido ou de uma verba muito alta. Será a primeira eleição em que talvez o marketing político pense seriamente sobre a internet, sobre a criação da campanha pensando nessa mídia. Tomara que a internet possa trazer aquele candidato que seja uma surpresa para todos e venha a encampar um público mais jovem ou os que não querem votar nas mesmas opções de sempre."

TL COMENTA: A internet já está sendo utilizada como ferramenta útil para as eleições de 2010. Haja vista o enorme número de sites, blogs e twitter - ah, o polêmico twitter - criados para atender à demanda dos ditos governadoráveis. Agora, importante lembrar também que como tudo que é novo estará sujeito a acidentes de percurso. No aprender fazendo, um passo em falso pode gerar grandes repercussões, proporcionais à velocidade da grande rede.

É aguardar...

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