i

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Petrobrás e IFRN inauguram Centro de Treinamento em Mossoró


A Petrobras, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) inaugurarão ontem, o Centro de Treinamento de Trabalho em Altura (CTTA), instalado no campus de Mossoró do IFRN. A Petrobras investiu cerca de R$ 230 mil no equipamento, que é o primeiro instalado em instituição brasileira de ensino. 
O CTTA será usado prioritariamente para capacitar torristas e profissionais que trabalham em sondas de perfuração ou de intervenção em poços de petróleo. Destina-se também a treinamento em altura no resgate em caso emergência. No futuro, poderá ser empregado no treinamento de eletricistas e mecânicos de sonda, profissionais que também precisam desenvolver suas atividades em alturas elevadas. 

Centro Móvel de Treinamento 

O Centro de Treinamento de Trabalho em Altura (CTTA) é o segundo equipamento a ser instalado no IFRN. No local, já existe o Centro Móvel de Treinamento (CMT), inaugurado em 2008 por meio de um convênio com os mesmos parceiros. O CMT é composto por uma mini-sonda, estrutura com mastro de 9 metros de altura, similar ao de uma sonda de perfuração terrestre. Os alunos trabalham com equipamentos e ferramentas reais, onde podem praticar os processos realizados numa sonda normal. Até novembro, 574 profissionais já se formaram no CMT. Com os 72 que estão em curso em dezembro e os que farão o treinamento no próximo ano, deverão ser capacitados cerca de 1200 profissionais, ao fim de 2010. 
Os dois Centros de Treinamento instalados no IFRN – Mossoró ajudam a suprir a lacuna existente atualmente no Estado no que tange ao treinamento prático para a formação de profissionais desta área.

Fonte: Da redação do Nosso Jornal com Assessoria


Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons