i

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Consórcio Intergestores Vale Unido discutirá na próxima reunião Projeto da ZPE do Sertão




A aprovação verificada esta semana (09) do projeto que prevê a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Assú com abrangência regional se constituirá na temática principal da próxima reunião ordinária do Consórcio Intergestores Vale Unido. 

A confirmação foi adiantada pelo presidente do colegiado intermunicipal, Ivan Lopes Júnior. A data e o local da reunião não foram anunciados oficialmente. Segundo o presidente da organização municipalista – que hoje reúne 12 municípios – a intenção é aprofundar a discussão com referência a importância do projeto, batizado de ZPE do Sertão, para o município, o Vale do Açu e o interior do estado. 

“Tenho repetido que o projeto da ZPE do Sertão não é um benefício da cidade do Assú, mas sim de todo o interior, porque é um empreendimento que alcançará várias regiões e mais de 40 cidades potiguares”, declarou Ivan Júnior. Para o encontro do Consórcio Intergestores que enfocará tal debate, é pensamento do prefeito convidar o consultor britânico Brian Tripler, um dos principais responsáveis pela confecção do projeto técnico da ZPE do Sertão, para explicar de forma detalhada o conteúdo dessa experiência que poderá ser pioneira em todo o Rio Grande do Norte. 
O prefeito já determinou a estruturação de um escritório de representação da ZPE do Sertão que deverá começar a funcionar a partir da próxima semana. A célula se instalará no interior do prédio-sede da prefeitura, na Praça Pedro Velho, centro da cidade, e será coordenada pelo próprio consultor. 

Ivan Júnior antecipou que, agora que houve a aprovação da matéria no âmbito do Conselho Nacional de ZPEs, na capital federal, é necessário desencadear todo um esforço no sentido de garantir os meios para a viabilidade efetiva do projeto. 

Nesse contexto ainda este mês é pensamento do prefeito e presidente do colegiado agendar uma audiência com o governo do estado a fim de obter apoio da máquina pública estadual a esta iniciativa. “O projeto da ZPE do Sertão significará uma espécie de divisor de águas para o interior do estado e o governo estadual não pode ficar de fora de um acontecimento dessa envergadura”, sentenciou Ivan Júnior.

Fonte: Da redação do O Nosso Jornal com informação da Assessoria

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons