i

sábado, 12 de dezembro de 2009

Acesso à Internet é baixo no RN

O percentual de potiguares que utilizam a Internet no Rio Grande do Norte mais que dobrou, em apenas três anos, porém quase metade dos estudantes ainda não têm acesso à rede mundial de computadores, no estado. Essas são apenas algumas das constatações da pesquisa “Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal”, realizada pelo IBGE como um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/2008).

“Os dados contribuem para ampliar o conhecimento da sociedade no tocantes às tecnologias de informação e das comunicações e um dos pontos que destacamos é o ainda alto percentual de estudantes que não têm acesso à Internet”, aponta o supervisor de Disseminação de Informações do IBGE/RN, Ivanilton Passos de Oliveira. Ele lembra que um maior uso da Internet está diretamente ligado ao nível educacional das pessoas e entende que é preciso enfrentar essa “exclusão tecnológica” da qual muitas crianças (acima dos 10 anos) e jovens ainda são vítimas.



“Vivemos em uma sociedade informatizada e é preciso que, nas escolas, os estudantes tenham tanto o acesso, quanto o estímulo ao uso da Internet, como para a realização de pesquisas e também para os estudos”, destaca Ivanilton Oliveira. Dos 658 mil alunos com mais de 10 anos de idade no Rio Grande do Norte, 292 mil, ou seja 44,3%, não tiveram acesso à rede mundial de computadores nos três meses anteriores à pesquisa.

Em relação à população total, o percentual de usuários é ainda menor. Dos 2,6 milhões de potiguares acima dos 10 anos de idade, somente 790 mil (29,9%) utilizaram a Internet no período avaliado pela Pnad. Em 2005, esse percentual era de 12,9%. O avanço fez com que o índice local se aproximasse do nacional (34,8% em 2008). Dos 1,8 milhões que não haviam usado essa ferramenta no RN, 19,2% alegaram falta de acesso a computadores; 38,7% não achavam necessário, ou não queriam; e 38,2% simplesmente não sabiam utilizar a Internet.

Já dentre os quase 800 mil que haviam acessado sites, 300 mil usaram computadores em suas próprias residências, 198 mil no local de trabalho, 132 mil na escola ou faculdade, e mais da metade, 442 mil (incluindo mesmo quem utilizou computadores em outros locais) frequentaram “lan houses”. “O local de utilização está preferencialmente associado à faixa etária do usuário e aos rendimentos médios da família”, explica o supervisor do IBGE.

O uso da ferramenta também é para fins diversificados. Os motivos mais comuns são educação e aprendizado (529 mil); comunicação com outras pessoas (641 mil); atividades de lazer (479 mil); e leitura de jornais e revistas (355 mil). Dos domicílios permanentes existentes no Rio Grande do Norte (888 mil), apenas 177 mil possuíam computador e 119 mil acesso à Internet, contra 847 mil onde existe pelo menos um televisor e 691 mil que possuem aparelhos de rádio.

Celular

Se nem todos os potiguares já utilizam o telefone celular, o fato é que o aparelho já chegou a mais de 70% das residências do estado. A pesquisa do IBGE apontou que 638 mil dos 888 mil domicílios contavam com telefones móveis, em 2008, número mais de três vezes superior às residências que possuíam telefones convencionais, os fixos (191 mil). Ainda assim, o uso dos celulares agora é que vem atingindo metade dos norte-rio-grandenses. 

Dos 2,638 milhões de potiguares com mais de 10 anos de idade, 1,313 (49,8%) possuíam o aparelho. O percentual é semelhante à média nacional, uma vez que no Brasil foi registrado um percentual de 53%. No comparativo das pesquisas de 2005 e 2008 a evolução foi significativa. No Rio Grande do Norte, há quatro anos, somente 31,6% dos cidadãos tinham um celular.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons