i

domingo, 25 de outubro de 2009

Funasa discute investimento do PAC no Vale do Açu

Nesta quinta (22) no auditório do Sindicato da Lavoura de Assú, os técnicos da Funasa apresentaram aos gestores dos municípios da região todos os projetos que já mereceram aprovação e que serão executados pela fundação em parceria com as prefeituras.



“Viemos aqui para mostrar o que a Funasa pode fazer pelos municípios”, disse Cícero Oliveira, diretor do departamento de saúde do órgão. Para ele, o PAC é o maior projeto que o Brasil já teve. O engenheiro Alberto Venturini falou das obras de infraestrutura.



Entre as ações conveniadas, estão melhorias habitacionais para o controle da doença de chagas, abastecimento d’água, aterro sanitário, Centro de Referência de controle ambiental, etc. Caberá aos municípios desenvolver políticas de ajuste do PAC-Funasa.



Um dos pontos mais enfocado foi à ausência de saneamento básico nas cidades, o que só agrava os indicadores de mortalidade infantil por conta das doenças de veiculação hídrica. A má qualidade da água abastecida a população é outro fator negativo que preocupa as autoridades.



O avanço do G12



Na companhia do coordenador Zeca Abreu, os técnicos da Funasa elogiaram a criação do Consórcio dos prefeitos e disseram que o Vale do Açu está bem avançado na organização e que todos os municípios irão ser beneficiados com investimentos nas áreas de saúde, moradia e saneamento.



O prefeito Francisco do PT, de Parelhas, da região Seridó, veio acompanhar de perto a discussão e assim conhecer melhor a experiência do G12. O vice-reitor da Uern, Aércio Cândido também esteve presente. O prefeito Ivan Júnior abriu e fechou a reunião agradecendo a presença de todos.
fonte: Toni Martins

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons