i

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

VALE REFORÇA PEDIDO POR DESASSOREAMENTO

O Consórcio de Intergestores do Vale Unido reforçou junto ao secretário estadual de Recursos Hídricos e também vice-governador, Iberê de Souza, o pedido para o desassoreamento imediato do rio Pataxó.Durante mais um encontro do Consórcio, realizado na última terça-feira, 25, na Câmara Municipal de Ipanguaçu, o presidente do movimento, prefeito de Assu Ivan Júnior, destacou a importância do desassoreamento do rio Pataxó bem como do rio Piranhas-Açu. “São obras que quando realizadas trarão benefícios incontáveis para toda região do Vale”, afirmou.
O assoreamento do rio Pataxó causa prejuízos ao município de Ipanguaçu, enquanto que a ação do rio Piranhas-Açu é mais abrangente e atingi os municípios de Assu, Ipanguaçu, Carnaubais, Alto do Rodrigues e Pendências.O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo da Silva (PT), lembrou que a população do município vem sofrendo nos últimos anos devido à ação do rio Pataxó. “É um rio muito valente e que hoje está totalmente assoreado”, observou.Leonardo disse que o Governo do Estado está executando um projeto para definir como poderá ser feita a dragagem do rio, mas esse projeto ainda não chegou ao seu conhecimento. “Queremos uma definição rápida para evitar as sequelas que as grandes enchentes vêm provocando em nosso município”, enfatizou.
O prefeito detalhou que o assoreamento do rio e as enchentes têm prejudicado os agricultores familiares, destruído casas e plantações, além de provocar a evasão de empresas do município, enfraquecendo a economia local. “Esse problema está tornando o desenvolvimento econômico do município inviável”, salientou.Leonardo observou que a solução definitiva requer um investimento de cerca de R$ 50 milhões. “Não quero sonhar com esse projeto que requer um alto investimento. Queremos, sim, com urgência a dragagem do rio, pois esse é um pedido de socorro do povo de Ipanguaçu”, falou.O prefeito lembrou que fez o pedido diretamente ao presidente Lula, “que ficou de ver o problema”.De acordo com ele, será formada uma comitiva de prefeitos do Vale para ir até Brasília reforçar o pedido ao presidente.
A reunião do Consórcio marcou também a inserção oficial de mais dois municípios no movimento: Serra do Mel e Guamaré.

Fonte: Jornal de Fato/Magnos Alves

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons