i

sexta-feira, 31 de julho de 2009

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) está na segunda posição nacional dos parlamentares mais faltosos, com 97% de ausência de sessões temá

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) está na segunda posição nacional dos parlamentares mais faltosos, com 97% de ausência de sessões temáticas - aquelas nas quais é titular. Ele perde apenas para Jarbas Vasconcelos (PMDB-PA), que não participou de nenhuma sessão. Foram realizados 37 encontros nas comissões coordenadas pelo deputado potiguar. Ele justificou falta em 11 e 25 não foram justificadas. As informações são do portal Transparência Brasil. Quando se aplica o percentual de presença de deputados por Estado, a bancada potiguar é a mais ausente.No Rio Grande do Norte, pela lógica, o mais faltoso é Henrique Alves.
Depois surgem os deputados Fábio Faria (PMN), Fátima Bezerra (PT), João Maia (PR), Betinho Rosado (DEM), Sandra Rosado (PSB), Rogério Marinho (PSDB) e Felipe Maia (DEM), este último o mais assíduo nos trabalhos da Câmara Federal.O registro de percentual elevado de faltosos em sessões de comissões temáticas pode ser atribuído ao fato de alguns deputados federais pertencerem ao chamado “alto clero” ou estarem assumindo cargo na mesa diretora ou exercendo a função de líder de partido. É o caso do deputado Henrique Eduardo Alves, que é líder do PMDB na Casa.Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte, o repórter conseguiu localizar apenas a deputada Sandra Rosado.
Ela afirma que não costuma faltar às sessões, e quando isso ocorre sempre justifica a ausência. Para a parlamentar, antes de haver divulgação de informações desse porte, a Câmara Federal tem a obrigação de apresentar os motivos pelos quais os deputados faltaram.“Fui ao exterior duas vezes em missão oficial da Câmara e foram computadas como ausência”, comenta Sandra, acrescentando que em outros casos ocorre de o parlamentar estar em reuniões nos ministérios, acompanhando prefeitos, e não dá tempo para chegar às sessões. Além disso, ela frisa que é preciso levar em consideração que o deputado tem de cumprir obrigações políticas em seus Estados de origem. “Tudo isso é atuação parlamentar, mas a Câmara considera falta”, disse.Sandra cita o caso do deputado Henrique Alves: “Não estou aqui fazendo nenhuma defesa de Henrique, mas ele é líder do PMDB e vejo que ele tem atribuições a cumprir como tal.” Para a deputada, a divulgação desses dados antes da apresentação de informações relacionadas às justificativas se configura em equívoco.
“Há equívoco em divulgar antes de se ver as justificativas”, comenta, acrescentando que o deputado Nélio Dias (já falecido) foi tido como campeão de faltas. “Nélio estava em tratamento de saúde e foi considerado o campeão de faltas”, informou.Sandra afirma que todas as vezes que é preciso faltar às sessões envia justificativa à Câmara. “Procuro não faltar, e as vezes em que faltei foram por motivos justos. Todas as vezes em que faltei estava trabalhando, participando de eventos políticos ou em atividades da nossa atuação parlamentar.”

Fonte: Jornal de Fato/Edilson Damasceno

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons