i

quarta-feira, 3 de junho de 2009

NÃO HAVERÁ TERCEIRO MANDATO, NÃO BRINCO COM DEMOCRACIA, DIZ LULA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a descartar a hipótese de um terceiro mandato presidencial nesta terça-feira (2), após evento na prefeitura da Cidade da Guatemala, capital do país.

Lula foi enfático ao declarar que “o Brasil não deve ter terceiro mandato”. “Eu não brinco com a democracia. Quem quer o terceiro [mandato] pode querer o quarto, o quinto ou o sexto”, disse.

Lula defendeu a alternância de poder, acrescentando, no entanto, que “ficou feliz” com os resultados recentes de pesquisa de opinião recente que 47% aprovam a hipótese de um novo mandato dele e 49% rejeitam.

O presidente comentou que não vê “nenhum mal” que presidentes de outros países queiram ter terceiros mandatos, com o presidente venezuelano Hugo Chávez.

“Mas que tem que ser eleito. O Uribe pode se eleger ou não, mas tudo tem de ser feito dentro do exercício da democracia”, disse Lula, numa referência ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que já declarou intenção de se candidatar à reeleição em 2010.

O presidente destacou que há vinte anos nenhum analista acreditava que os presidentes Álvaro Colom (Guatemala), Cristina Kirchner (Argentina), Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia) e Michele Bachelet (Chile) pudessem chegar ao poder e, por isso, ressaltou, “a alternância é importante”.

Lula aproveitou para dar um recado para a oposição, dizendo que, “ao ganhar as eleições, o novo governante tem de governar, tem de ter tranquilidade para governar para deixar o país crescer e não pode passar o tempo todo combatendo problemas internos”. “Quem perder, tem de compreender que quem ganhou tem de governar”, disse.

‘Algazarra’

Durante a entrevista, o presidente também brincou ao comparar as divergências entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e outros ministros a uma ”algazarra” entre filhos.

A uma pergunta se tomará alguma providência para superar o confronto entre ministros, Lula respondeu: “Eu tenho muitos filhos, e toda vez que o pai sai de casa, a meninada faz algazarra”.

As principais divergências ocorrem entre Minc e os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e dos Transportes, Alfredo Nascimento, em torno de questões de preservação ambiental.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons