i

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Copa 2014: Fifa exige mudanças no estádio Arena das Dunas


Um projeto bem elaborado, com poucas alterações a serem feitas. Assim pode ser resumido o encontro temático ocorrido ontem pela manhã, no Rio de Janeiro, entre a Fifa e representantes de Natal para tratar do projeto do Complexo Arena das Dunas. Alguns prazos também foram estabelecidos, dentre eles o início da execução das obras, que deve ocorrer categoricamente no dia 21 de fevereiro de 2010. Bem antes disso, contudo, 1º de julho é a data limite para os estados devolverem os projetos completos com as devidas alterações sugeridas na reunião. Uma etapa que, segundo Fernando Fernandes, será relativamente fácil para o Rio Grande do Norte.

O secretário estadual de Turismo e também presidente do Comitê Executivo da Copa em Natal explicou aos jornalistas, após o encontro, que essa reunião foi uma "reconfirmação do projeto". Segundo ele, foram feitas apenas algumas exigências em relação ao gramado e ao setor onde ficará aimprensa durante os jogos mundiais. Ademais, alguns esclarecimentos foram solicitados sobre o conjunto estrutural da cidade, como a questão do novo aeroporto, hospitalidade e outros pontos.

"A cidade está preparada", destacou Fernandes, afirmando que a demolição do Machadão está prevista já para o primeiro trimestre do ano que vem. "Não sabemos ainda em que mês isso acontecerá". Para o secretário, a expectativa principal em torno do complexo esportivo é que a arena desperte, sobretudo, o desenvolvimento pleno do futebol, assim como de outros esportes. "O meu projeto é o melhor do Brasil", vibrou.

Complexo vai abrigar campus da universidade

Micarla anunciou ainda o projeto Copa Carbono Zero, que visa 'ressarcir' Natal com o plantio de mudas e outras medidas ambientais proporcionais, visando neutralizar a emissão de gás carbônico no período dos jogos. "Ficou claro que a responsabilidade da Arena será da Prefeitura, já que ela será detentora de sua titularidade", citou. Segundo a prefeita, a arena vai incluir um centro comercial e outros atrativos, "que é para dar mais vida". E anunciou ainda que, para que o local seja bem utilizado, o subsolo da arena contemplará também a primeira universidade direcionada ao esporte do Brasil. "Já conversamos com a UERN para fazer lá um campus avançado, oferecendo cursos como Educação Física, Fisioterapia Esportiva e muitos outros. Natal vai dar mais uma vez uma prova de competência e o que nós queremos é ser a sede da Copa", finalizou.

Projeto contará com verba pública e privada

A idéia é que a arena esportiva de Lagoa Nova seja uma Parceria Público-Privada (PPP), envolvendo as esferas públicas nacional, estadual e municipal, mais a injeção de recursos por parte de grandes empresas. Aliás, muitas já demonstraram interesse. E se por acaso essa parceria não for efetivada, a governadora Wilma de Faria foi enfática: "Os próprios investidores mostraram interesse em investir. Mas, ninguém vai fazer uma PPP caso não haja uma garantia de retorno, por isso a importância do estudo de viabilidade econômica. Se isso não acontecer, a parceria vai se resumir ao Governo do Estado e a Prefeitura, sendo esta a primeira vez em que haverá um consórcio entre as duas esferas, no Rio Grande do Norte", destacou Wilma.
Oitavas de final

A Fifa também anunciou na reunião que a capital potiguar poderá sediar os jogos do campeonato até a fase das oitavas de final. O anúncio foi feito pelo engenheiro de estádios da Fifa, Carlos De La Corte.

Fonte: Adriana Amorim - Diário de Natal

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons