i

quinta-feira, 26 de março de 2009

PREFEITO APONTA CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO COMO ALTERNATIVA PARA ENFRENTAR A CRISE

Por ocasião do encontro que reuniu nesta terça-feira, 24 de março, sete prefeitos municipais da região, o prefeito do Assú e um dos vice-presidentes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Ivan Lopes Júnior, apontou a concretização de um consórcio intermunicipal de desenvolvimento como uma das opções para o enfrentamento do cenário de dificuldade hoje enfrentado pelos municípios. Articulado pelo chefe do Executivo, o encontro aconteceu durante o período da tarde/noite de terça-feira na cidade de Carnaubais. A única ausência foi a do prefeito de Macau, Flávio Vieira Veras. Os participantes foram: Ivan Júnior (Assú); Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, Luizinho (Carnaubais); Francisco Gomes Batista, Titico (Porto do Mangue); Eider Assis Medeiros (Alto do Rodrigues); Ivan de Souza Padilha (Pendências); José de Arimatéia Braz (São Rafael); Leonardo Silva de Oliveira (Ipanguaçu); e, Gilberto Eliomar Lopes (Itajá). Na prática, a reunião em Carnaubais acabou se constituindo numa espécie de extensão de um encontro vivenciado no dia anterior, segunda-feira, na capital do Estado. O evento realizado em Natal foi convocado emergencialmente pela direção da FEMURN e contou com a participação de prefeitos de todo o Estado. O prefeito de Carnaubais Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, falou que o momento é muito delicado nos municípios Brasileiros diante da crise mundial, causada pela falência dos estados unidos.
O prefeito Ivan Júnior ressaltou a necessidade de que haja uma ação pactuada dos gestores públicos na tentativa de se encontrar as soluções que possam minimizar os impactos provocados pela contínua queda de arrecadação dos municípios. Proposta por ele defendida anteriormente, ele insistiu que a idéia de celebração de um grande entendimento com foco no desenvolvimento regional se caracteriza numa das alternativas para o enfrentamento do cenário hoje absolutamente desfavorável.
A idéia do consorcio de gestores foi bem aceita pelos prefeitos e deverá prosperar. Os prefeitos assumiram o compromisso de, mensalmente, voltarem a se reunir com o objetivo de amadurecer a proposta de atuação conjunta abrangendo vários setores públicos. O prefeito de Itajá Gilberto Heliomar Lopes, disse que não existe mais na região cores partidárias a serem defendidas por seus representantes. Segundo o prefeito o importante pra todos é encontrar soluções pra enfrentar os problemas que são comuns entre os municípios.
Fonte: Rádio Princesa do vale.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons