i

terça-feira, 26 de abril de 2016

Professores recebem material pedagógico para alfabetização



Iniciado ainda no ano passado, 67 professores de cinco municípios do Vale do Açu participam do projeto de pós-graduação em Leitura + Neurociências. Considerado pioneiro no país, o curso objetiva a formação de professores e profissionais da educação básica, com uma nova metodologia que busca ampliar a competência leitora dos alunos do ensino fundamental nas escolas públicas.

As aulas reúnem professores de Ipanguaçu, São Rafael, Itajá, Alto do Rodrigues e Assú. Na última semana em solenidade no Centro de Cultura Poeta José Coreolano, em Ipanguaçu, os educadores receberam kits de materiais linguísticos pedagógicos que serão aplicados em sala de aula individualmente, com base nos resultados de pesquisa experimental na interface entre Neurociências, Psicolinguística, Ciência da Computação e Educação. A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Programa Mais Educação da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Segundo a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Educação da UFRN, Angela Chuvas, os professores da pós-graduação iram aplicar as atividades pedagógicas que incluir a montagem de texto (frase, palavra, sílaba, letra), utilizando atividades de recorte, desenho, colagem, pintura, painel, álbum, portfólio, exercícios de correspondência e jogos, dentre outras. As atividades didáticas estético-lúdicas que iram auxiliar na forma de alfabetizar as crianças. 

Para a secretária de Educação Jeane Dantas, “Os professores ao logo dos próximos meses iram aplicar o material, que é acompanhado de doze questionários para avaliação continuada. Os educadores vão vivenciar diariamente as mudanças no aprendizado das crianças, unindo à neurociência e a alfabetização”, disse. 

Segundo o prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira, presente na solenidade, a parceria com a UFRN proporciona aos educadores do município um crescimento profissional, que resultará não só apenas na forma dos educadores, mais contribuirá para a educação pública, e na formação de novos cidadãos. “Essa parceria com a UFRN trará importantes frutos para nossa educação. Fico feliz por nosso município sediar um curso piloto, isso mostra que a educação tem tornando tarefa principal para a nação, e isso nos deixa contentes”, afirma. 

A professora Amailza Fonseca, uma das integrantes do curso, a achegada da formação ao município colabora para o ensino. Amailza relembra que tempos atrás precisou cursar a primeira pós em Natal, pouco mais de 214km de sua casa. “Essa especialização é um presente, que todos nós devemos aproveitar. Quem imaginou um curso desses chegar a uma cidade interiorana. Ganha a cidade, ganha o estado, ganha as crianças de nosso país”, frisa.

Presente na cerimônia o coordenador do Programa Mais Educação da Secretaria de Educação Básica do MEC, Leandro da Costa Fialho, destaca passos importantes conquistados na educação brasileira, e que os novos desafios nascem e que a cada dia os educadores tem estado preparados junto para uma política educacional de qualidade nas escolas do país.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons