i

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Prefeitura de Ipanguaçu distribuí mudas de árvores nativas do semiárido



A Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA) do município deram início na última semana a campanha municipal do projeto “Adote uma árvore”. O objetivo é plantar mudas de árvores nativas do semiárido brasileiro na área urbana e rural da cidade.

Segundo o secretário da pasta, Francisco Fonseca Filho, o projeto busca fazer o plantio das árvores em toda a cidade, a ideia é que os moradores façam o cultivo durante todo o processo, colaborando com o sistema ambiental do município. “A iniciativa é conjunta e a população é a principal protagonista. Esperamos com isso melhorar o clima do município, além de manter um bom sombreamento”, explica o secretário. 

Nos últimos anos o município vem realizando diversas campanhas em busca de arborizar a cidade. O campus em Ipanguaçu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) tem sido um importante colaborador na implementação do projeto.

O engenheiro agrícola e ambiental da secretaria, Artenio Cabral, 27, explica que as mudas disponibilizadas poderão ser retiradas na sede da secretaria das 7 às 13h. Mudas de pereiro, juazeiro, jurema além de frutíferas como cajarana, umbuzeiro, goiabeira e mangueira são algumas das espécies. Ao fazer a entrega das mudas, a equipe da secretaria orientam os moradores sobre o local mais indicado para o plantio das arvores. 

A expetativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é de que até o próximo mês mais de 100 mudas possam ser entreguem e plantadas na cidade. 

Nenhum comentário: