i

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Educadores de Ipanguaçu participam essa semana da jornada pedagógica que discutirá o Plano municipal de educação



De 23 a 27 desta semana, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Educação promove a 19ª edição da jornada pedagógica, a programação abre os trabalhos na educação municipal em 2015. Esse ano o encontro traz como tema: “O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR: perspectivas e desafios do Plano Municipal de Educação para o decênio 2014-2024”. 

Segundo a secretária de Educação, a professora Jeane Dantas, a jornada pedagógica traz como foco das suas discussões as perspectivas e desafios do Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos. Fruto do Plano Nacional de Educação recém sancionado. “Nosso plano deve objetivar a garantia da melhoria da qualidade da educação pública oferecida às nossas crianças e jovens, oportunizando-lhes capacidade crítico-reflexiva e possibilidade de transformação de si mesmos e do mundo. Como professores, se apropriar das discussões sobre a educação e seus desafios é obrigação, se quisermos contribuir positivamente para o avanço do nosso povo e país”, frisa a secretária. 

Com aprovação do plano nacional, todos os planos estaduais e municipais de educação devem ser criados ou adaptados em consonância com as diretrizes e metas estabelecidas por ele. No caso de Ipanguaçu, por exemplo, o plano passará por realinhamento e readequações com base do plano nacional. 

A programação prevê para a segunda-feira, 23, as 19h a solenidade de abertura que acontecerá no Espaço Pastoral Pe. Valtair Lira Lucas, logo após será aberto o Fórum Municipal de Educação onde será instituído uma comissão de acompanhamento do PME, designado pelo prefeito Leonardo Oliveira e a secretária de educação. 

A professora da Universidade Federal Rural do Seminário (UFERSA), Rita Diana Gurgel, ministrará a palestra central, com abertura ainda de uma roda de conversa sobre PNE/ PME. No dia 24 das 8h às 17h15 acontece oficinas para a elaboração das metas do Plano Municipal de Educação que acontece durante todo o dia na EM Profª. Francisca da Salete Ribeiro Barreto, no Conjunto Ilha Grande No dia seguinte, dia 25 das 8h às 13h ocorre na Câmara de Vereadores a Plenária de Socialização e votação por grupo de metas, e nos dias 26 e 27 os profissionais de educação reúnem-se nas instituições escolares para o planejamento escolar por unidade educacional acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação. 

Nenhum comentário: