i

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Prefeitura de Ipanguaçu faz aquisição de desfibrilador para Centro de Saúde

Profissionais são formados pela equipe do SAMU para uso do equipamento. Adquirido com recursos próprios, o desfibrilador é usado em casos de emergência ou urgência. 

Os profissionais do Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira em Ipanguaçu, receberam na manhã desta sexta-feira (23), orientações e qualificação para o uso de um novo aparelho adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde. A formação aconteceu no auditório da própria unidade, que no fim do ano passado foi reinaugurado. As novas instalações trazem melhorias na infra-estrutura e de equipamentos. 

O novo aparelho é o desfibrilador externo automático, adquirido pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde, com o uso dos recursos próprios, orçado em mais de R$7 mil. O aparelho é utilizado para proporcionar estímulos elétricos durante as massagens cardíacas em pacientes enfartados. A ressuscitação cardiorrespiratória pode ser operada por médicos, enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem. Durante a formação cerca de 30 profissionais da unidade central de saúde participaram das orientações. 



O coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Vale do Açu, Artley Martins, fala que aquisição do equipamento é de extrema relevância, visto que o equipamento pode salvar vidas de muitas pessoas. “O equipamento é importante pelo fato de que, quando chegar uma vitima para reanimação esse aparelho vai agir junto com a equipe e salvar a vida do paciente. Em muitos casos só as compressões e a ventilação junto ao paciente não resolve, e esse aparelho vem a intervir e auxiliar nesse momento”, fala o coordenador. 

Durante a formação à equipe do SAMU apresentou na prática as orientações aos profissionais na execução do aparelho durante as ocorrências.


O secretário de saúde do município, Tales Praxedes, frisa que a proposta do poder público é estruturar nos próximos meses a unidade de saúde com outros novos equipamentos. “Estamos preparando nossas equipes para qualquer eventualidade. Não só oferecendo os cursos, mas também, equipando a unidade para atender o paciente da melhor forma”, disse o secretário, que solicitou o apoio na formação continua dos profissionais. 

Veja mais fotos, aqui.














Nenhum comentário: