i

sexta-feira, 7 de março de 2014

RN registra 23 doações de órgãos e 41 transplantes em 2014

Captação de órgãos aumenta no RNCaptação de órgãos aumenta no RN
A Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registrou, em janeiro e fevereiro deste ano, 23 doações de órgãos e 41 transplantes no Rio Grande do Norte. Ao todo, foram 34 córneas, cinco rins e dois fígados transplantados e 16 córneas e mais sete múltiplos órgãos captados no primeiro bimestre do ano. Os órgãos que foram doados e não encontraram receptores compatíveis no RN seguiram para os estados do Ceará, Pernambuco, Paraná e São Paulo, onde foram transplantados.

De acordo com Mary Bruno, subcoordenadora da Central de Transplantes do RN, a doação de órgãos é um importante ato para salvar vidas. Segundo ela, além dos avanços tecnológicos, a participação da sociedade, por meio da conscientização e da doação de órgãos, é fundamental para elevar o número de transplantes no país, que vem apresentando crescimento, mas ainda pequeno diante do potencial que tem. Entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2014 foram registrados 592 doações e 961 transplantes no RN.
“Apesar do expressivo quantitativo, nos últimos 3 anos, de doações e transplantes registrados no Estado é preciso continuar conscientizando as pessoas quanto a realização deste importante ato. Nossa meta é zerar a fila de espera e assim oferecer uma nova vida a alguém que aguarda por um transplante”, disse. (Fonte: Sesap)

Leia mais em O Mossoroense deste sábado.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons