i

sábado, 25 de janeiro de 2014

TSE concede liminar e mantém Rosalba no Governo do RN

A decisão foi do presidente do tribunal, ministro Marco Aurélio Mello, em liminar no início da noite.

O ministro Marco Aurélio Mello, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar, na noite desta sexta-feira (24), que mantém no cargo a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM).

A decisão de Mello saiu às 19h07, horário de Brasília.

Na quinta (23), a maioria do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) havia cassado, pela segunda vez, o mandato de Ciarlini e determinado a inelegibilidade da governadora em razão de um suposto abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral em 2012, em que apoiou a candidata Cláudia Regina (DEM) e Wellington Filho (PMDB) em Mossoró. De acordo com o juiz Herval Sampaio, eles teriam sido beneficiados pela instalação de um poço, a mando da governadora, em uma comunidade carente do município. 

No começo da noite, o ministro Marco Aurélio Mello fez registrar a concessão da liminar no andamento do mandado de segurança impetrado no TSE pela defesa da governadora, cuja relatora é a ministra Laurita Vaz, que está em recesso. Por estar de plantão, o presidente da corte eleitoral decidiu pela colega.

A decisão do TSE anula a posse do vice-governador Robinson Faria, que estava marcada para acontecer na manhã (25), às 9h30.

Em um pronunciamento rápido sobre o assunto durante a confraternização dos operários da Arena das Dunas, Rosalba disse que confia na justiça de Deus e dos homens e mostrou confiança em relação a determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ela ressaltou que estava com a consciência tranquila.

Mesmo com a decisão do TRE, a governadora cumpriu hoje a agenda administrativa, inclusive anunciou o reajuste de 8,32% para professores ativos e inativos da educação na tarde desta sexta-feira (24), durante despacho administrativo com a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho.

Nominuto.com*

Nenhum comentário: