i

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira cobra do Secretário Estadual dos Recursos Hídricos recuperação do Canal do Pataxó

Obras de recuperação está orçado em 243 mil reais e aguar aval do governo desde 2011. 
Em busca de sensibilizar o Governo do Estado, o prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira, Secretários, Vereadores, agricultores do município além do Deputado Estadual Fernando Mineiro, participaram no fim da manhã desta quarta-feira (09) na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), em Natal, de uma audiência com o Secretário da pasta Leonardo Rêgo. 

Na pauta da audiência estiveram os problemas enfrentados pelos agricultores rurais com a escassez de água no Rio Pataxó, acarretado pelos vazamentos no canal que leva água da Barragem Armando Ribeiro para o leito do rio Pataxó ao longo dos 9 mil metros de extensão construído.

O prefeito do município apresentou ao Secretário Leonardo Rêgo os problemas enfrentados pelos ribeirinhos com o relatório fotográfico sobre a situação existem. O prefeito solicitou o apoio para que reparos possam ser realizados de forma emergência, visto que o caso se arrasta a mais de dois anos. “Esse problema vem arrastando há anos, já está elaborado pelos próprios técnicos da Semarh um projeto para a recuperação, mas o governo resiste. Milhões de litros de água são desperdiçados ao longo do caminho, lagoas estão sendo formada com o desperdício, água essa que deveria desagua no leito do Rio Pataxó”, afirma o prefeito Leonardo Oliveira. 

Nas comunidades como Pau de Jucá, Lagoa de Pedra, Picada, Itú, Porto, Sacramentinho e Japiaçu, há local onde não há mais água e já é possível ver só os bancos de areia. 

Durante a reunião agricultores que integraram a comitiva, falaram ao Secretário das dificuldades. O agricultor Fonseca Filho disse que “o pouco que investimos pode ser perdido, peço como pai de família que possa se tomar uma decisão com tudo isso. O que ganhamos dar apenas pra sustentar as nossas famílias” disse o agricultor da comunidade de Japiaçu. 

O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, disse que se reunirá com a governadora Rosalba Ciarline nesta quinta (10) às 16h e apresentará o pleito a chefe do executivo afim de que medidas possam ser tomadas, “é legitima o pleito apresentado, levarei a governadora a fim de uma resposta para que o projeto possa ser executado, mas é conhecimento de todos que estamos passando por problemas financeiros, mas darei um retorno ao prefeito sobre o que poderá ser feito” fala o secretário durante a reunião. 

O projeto para a recuperação do Canal do Pataxó está orçado em 243 mil reais, e vem aguardando despacho do Governo Estadual deste o ano de 2011.

Participaram da reunião também o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu, Mario Silvério, os Vereadores Geraldo Paulino, Remo Fonseca, Luzineide Cavalcante, Tunefis Morais, o presidente do Sindicato dos Pescadores Francinaldo Gonzaga Bento, Joildo Lobato, e os agricultores representantes das comunidades Francisco Felisberto (Lagoa de Pedra), Antônio Humberto de Alcântara (Pau de Jucá) e José Maria (Picada).

Nenhum comentário: