i

domingo, 2 de junho de 2013

Em berço Esplêndido

Tribuna do Norte

Rio de Janeiro (RJ) - Gazeta Press - Depois de três anos fechado para reformas o Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), enfim será reaberto para um jogo oficial hoje, às 16h. E a escolha para este evento não poderia ser melhor. A Seleção Brasileira enfrenta a Inglaterra em amistoso que servirá aos canarinhos de preparação para a disputa da Copa das Confederações.

As atenções dos torcedores que comparecerem ao amistoso estarão divididas. Por um lado, existe a expectativa em relação ao teste do time de Felipão no País. Mas há também a ansiedade para conferir as acomodações no Maracanã, que vinha sendo reformado desde setembro de 2010. Os próprios jogadores manifestaram curiosidade sobre o tradicional palco do futebol brasileiro. “Jogar no Maracanã, pelo Fluminense, já foi motivo de orgulho. Com a camisa da Seleção, a realização será maior ainda”, afirmou o zagueiro Thiago Silva, que ganhou projeção no Tricolor carioca antes de se transferir para o exterior. Apesar do clima de festa, o teste é encarado com seriedade por todos na delegação. Depois do jogo deste domingo, o Brasil disputará só mais um amistoso antes da Copa das Confederações, no dia 9, contra o Chile, na Arena do Grêmio.

O English Team é o sétimo colocado em um Ranking da Fifa em que o Brasil é apenas o 19º lugar. Apesar disso, os ingleses estão em segundo lugar em seu grupos nas Eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 104, atrás de Montenegro. Nesse cenário os britânicos terão que disputar a repescagem. “Como amistoso é uma excelente oportunidade de observarmos a Seleção Brasileira, pois a Inglaterra tem um time muito forte, jogadores de qualidade e que, com toda a certeza, estarão na Copa do Mundo. Vamos ser testados e espero que a resposta seja bem positiva e diferente do que foi em fevereiro”, disse Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Brasileira, se referindo ao amistoso disputado em Londres e que acabou com triunfo inglês por 2 a 1.

Em termos de escalação, a Seleção Brasileira aposta em uma sólida defesa, composta pela dupla de zaga David Luiz e Thiago Silva, por uma dupla de volantes que alia qualidade com poder de marcação, com Paulinho e Fernando, e principalmente na possibilidade de Neymar, agora jogador do Barcelona, fazer a diferença.

Já a Inglaterra parece estar tratando o jogo com o máximo de seriedade. O time viajou cedo para o Brasil e tem só um problema. O desfalque do atacante Daniel Sturridge.

Brasil leva vantagem histórica

O amistoso de hoje entre a Seleção Brasileira e a Inglaterra será a 25ª partida entre as duas equipes na história do futebol. E a vantagem é ampla para o time canarinho. O Brasil venceu 11 confrontos, contra apenas quatro triunfos dos britânicos. Também aconteceram nove empates. Os brasileiros marcaram 32 gols e sofreram 21.

Na história das Copas do Mundo foram quatro duelos. No primeiro, em 1958, um empate sem gols que não atrapalhou a primeira conquista do Brasil em um Mundial, na Suécia. Aliás, cruzar o caminho britânico em Mundiais sempre representou títulos ao nosso país. Isso porque, na campanha do bi, em 1962, no Chile, Mané Garrincha e companhia garantiram o 3 a 1. O novo encontro foi em 1970, quando Jairzinho fez o único tento do duelo, marcado pela milagrosa defesa de Gordon Banks em cabeçada de Pelé. O jogo foi no México dessa vez.

Por fim, em Copas do Mundo, em 2002, quando Luiz Felipe Scolari era o técnico, o Brasil ganhou nas quartas de final por 2 a 1, em atuação de gala de Ronaldinho Gaúcho, que marcou um golaço de falta.

O primeiro jogo entre os dois times foi em Wembley, no dia 9 de maio de 1956, e a Inglaterra venceu por 4 a 2. A maior diferença de gols obtida pelo Brasil foi em jogo disputado em 1964 e válido pela Taça das Nações. No Maracanã, o Brasil venceu por 5 a 1. A maior diferença obtida pela equipe canarinho fora de casa foi em um amistoso disputado em Wembley, no dia 11 de junho de 1995. O Brasil venceu por 3 a 1.

No último jogo entre as duas equipes, em fevereiro deste ano, a Inglaterra venceu em Londres por 2 a 1. Foi o primeiro jogo de Felipão em seu retorno à Seleção Brasileira.

Depois do jogo craque brasileiro viaja à Espanha

Barcelona (AE) - A aguardada apresentação de Neymar no Barcelona já tem hora para acontecer. A torcida terá seu primeiro contato com o esperado reforço amanhã, às 18h15 (13h15 de Brasília), no estádio Camp Nou A expectativa é que 70 mil pessoas estejam presentes na cerimônia.

O Barça divulgou toda a programação do primeiro dia de Neymar como jogador do clube. Seu primeiro compromisso será uma sessão de fotos, marcada para o meio-dia (7 horas de Brasília). De lá, o atacante partirá para uma bateria de exames médicos.

A partir daí o clima já esquentará para a apresentação. Às 16 horas (11 horas de Brasília) os portões serão abertos para a torcida. Pouco antes da cerimônia oficial, o jogador vai a campo para outra sessão de fotos, desta vez com dirigentes do clube - o presidente Sandro Rosell, o vice-presidente Josep Bartomeu e o diretor esportivo Andoni Zubizarreta.

Neymar está com a seleção brasileira que disputará o amistoso contra a Inglaterra, hoje, no Maracanã. Depois, o grupo terá pela frente a Copa das Confederações e somente após a competição o jogador integrará o elenco do Barcelona oficialmente. No entanto, o clube catalão conseguiu a liberação da CBF para apresentá-lo na segunda-feira.

A trajetória brasileira na Copa das Confederações começará em 15 de junho, às 16 horas (de Brasília), quando duela com o Japão, no Estádio Nacional, em Brasília. Na sequência, o time verde-amarelo enfrenta o México, no Castelão, em 19 de junho, e a Itália, três dias depois, no Maracanã. Antes disso, ainda joga amistosamente contra a França, dia 9, em Porto Alegre.

Na outra chave da competição, Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria medem forças, Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem vaga nas semifinais, que ocorrerão em 26 e 27 de junho, em Belo Horizonte e Salvador, respectivamente. A decisão será no Maracanã, em 30 de junho. No mesmo dia, a capital baiana recebe a disputa pelo terceiro lugar. 

O Barcelona finalmente acertou a contração de Neymar no último final de semana, depois de anos desejando o atacante do Santos. O jogador assinou contrato por cinco temporadas e se despediu do clube brasileiro no empate por 0 a 0 diante do Flamengo, em Brasília.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons