i

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Prefeitura de Ipanguaçu oportuniza a estudantes aulas preparatórias para o ENEM em parceria com a UFERSA


Projeto de extensão beneficiará estudantes do ensino médio com aulas para provas do ENEM 2013


Com objetivo de proporcionar aos estudantes a revisão dos conteúdos aprendidos ao longo das suas vidas escolares para que, preparados, possam ser classificados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que atualmente é indicador relevante para os que almejam um lugar ao sol no ensino superior público brasileiro, a Prefeitura de Ipanguaçu em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) promoveu na manhã desta sexta-feira (24) no auditório da Câmara de Vereadores a aula inaugural da 2ª Edição do Cursinho Pré-Universitário Popular. 

A parceria entre o poder público municipal e a universidade está unida em prol do crescimento intelectual e socioeconômico dos jovens, bem como com o acesso desses à educação superior. 

Para o diretor do Campus da UFERSA/Angicos, Joselito Cavalcante, o cursinho é um grande aliado para os estudantes na hora da aplicação das provas do ENEM ou exames de seleção, gerando revisão e construção de conhecimentos. “Está é uma oportunidade que vocês têm em mãos que deve ser utilizada da melhor forma, a universidade e a Prefeitura colocam a disposição os monitores para que os resultados sejam ainda maiores a cada edição do projeto” disse o diretor que agradeceu a Prefeitura da cidade pela continuidade do convênio, que ainda relatou que o prefeito da cidade é o único conveniado com a Universidade a oferecer este tipo de projeto aos estudantes. 

A renovação da iniciativa surgida em 2012, de criar um espaço público e gratuito para estudos partiu de dois pontos básicos: os baixos índices de jovens oriundos de escolas públicas acessando o ensino superior, e o desejo de que a parceira possa ser mantida e ampliada em prol da qualidade da educação pública, levando mais estudantes ipanguaçuenses às salas de aula do ensino superior. 

O Secretário Municipal do Gabinete do Prefeito Tales Alves Praxedes, que esteve representando o prefeito na solenidade, destacou o índice de aprovação na primeira edição que oportunizou a novos estudantes a ingressarem em quatro novas universidades públicas, “ficamos muito felizes com o numero de aprovação, isso mostra que o cursinho já traz resultados, dando oportunidade aos jovens a cursarem o ensino superior. E o prefeito Leonardo é sensível as causas em um momento a qual o Brasil vivencia a expansão das universidades. Queremos ver o nosso povo crescendo, e nada mais justo do que investimentos na educação” frisa Tales. 

O Cursinho Pré-Universitário Popular em sua primeira edição em 2012 aprovou nove alunos nas universidades como UFERSA, UFPB, IFRN e UERN  em cursos como Sistema de Informação, Nutrição, Química, Computação e Informática, Geografia, Pedagogia e Letras. 

A aluna Vanessa Silva aprovada no curso de Química no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus de Ipanguaçu fala da oportunidade que teve, “eu agradeço aos parceiros, a Prefeitura e a UFERSA que nos deram a oportunidade, em especial aos monitores que estiveram conosco, resultando hoje no ingresso em um curso superior” disse a nova universitária que falou aos novos alunos participantes que se dediquem e estudem não só no cursinho, mas também em casa. 

Os professores/monitores são 10 alunos de graduação dos cursos da UFERSA campus Mossoró e Angicos, que fazem parte do projeto de extensão na cidade financiado pela Prefeitura do Município onde são bolsistas. Este ano o Cursinho Pré-Universitário Popular atenderá 80 alunos, as aulas terão inicio neste sábado (25) das 8 às 12h na Escola Municipal localizada no Conjunto Habitacional Presidente Lula. 

Esteve presente durante a solenidade a Vereadora Luzineide Cavalcante, Batista Bertoldo, Tunefis Morais, a Subsecretária de Educação Mara Carmelita Lopes, o Secretário de Cultura e Turismo Fernando Neto, a coordenadora Pedagógica do Cursinho Rita Diana Gurgel, a ex-vice prefeita Vera Lúcia Barbalho, monitores e alunos inscritos no projeto. 

Veja mais fotos (AQUI)



















Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons