i

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ipanguaçu discute junto ao IDEMA criação da APA das Carnaúbas



Em busca de criar a Área de Proteção Ambiental das Carnaúbas – APA das Carnaúbas que inclui os municípios de Afonso Bezerra, Assú, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Carnaubais e Pendências a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA) realizam a Primeira Consulta Pública em busca de criar a área de preservação. O encontro aconteceu na câmara de vereadores na manhã desta quinta-feira (23). 

A bióloga do IDEMA Railene de Azevedo que esteve no município, destaca que a cidade de Ipanguaçu é um dos seis municípios que está incluída no projeto para a preservação de uma área de aproximadamente de 100mil hectares, “este primeiro momento no município é discutir e apresentar o projeto para a criação desta área que será protegida por lei, a qual é importante a participação da população a tomar conhecimento quando o projeto for colocado em pratica” fala a bióloga. 

Segundo ela no projeto a cidade terá 24% de área preservada, o que equivale a 24, 123mil hectare. 

Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Mario Silvério, o município acompanhará todo o processo para a implantação da área de forma que não ocorram prejuízos tanto ao meio ambiente como aos agricultores que sobrevivem do plantio, “essa será uma conversa que levaremos a conhecimento de toda a população, uma questão importante para a preservação do ecossistema. Mas é valido este momento para a criação dessa reserva que contribuirá na política de preservação ambiental” frisa o secretário. 

Participaram da consulta pública órgãos ambientais, entidades públicas, organizações não governamentais, proprietários de terras, representantes dos setores empresariais, associações comunitárias e a sociedade civil.

Nenhum comentário: